metropoles.com

Após polêmica, livro O Avesso da Pele volta às escolas do PR e de GO

O livro O Avesso da Pele havia sido retirado das escolas sob alegações de conter “vocabulário de baixo nível” e “vulgaridade”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Capa do livro O Avesso da Pele - Metrópoles
1 de 1 Capa do livro O Avesso da Pele - Metrópoles - Foto: Divulgação

O livro O Avesso da Pele, censurado em unidades de ensino de alguns estados sob a acusação de possuir “vocabulário de baixo nível” e “vulgaridade”, irá retornar às escolas do Paraná e de Goiás. O anúncio foi feito nas redes sociais da Companhia das Letras, editora responsável pela publicação da obra.

“É com muita satisfação que informamos o retorno de ‘O avesso da pele’ às escolas do Paraná e de Goiás, após seu injustificado e ilegal recolhimento. Felizmente, a decisão foi revista pelas Secretarias Estaduais de Educação, e o livro volta a estar disponível para os alunos de Ensino Médio”, diz trecho da publicação.

No início de março, o governo do estado do Paraná optou por retirar os exemplares das escolas estaduais de ensino médio. Embora reconhecesse a importância da temática do livro para o contexto educacional, a Secretaria Estadual de Educação considerou que algumas expressões e cenas presentes na obra não são adequadas para menores de idade.

Em nota enviada ao Metrópoles, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) informou que a obra “O Avesso da Pele” deve ser devolvida às escolas até o fim do mês de abril.

“Um processo de orientações e sugestões à rede estadual deve ser conduzido ainda nesta semana com a recomendação da indicação do livro para o público adulto e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ressalte-se que apenas 34 escolas receberam a obra com direcionamento aos estudantes”, disse a Seed-PR.

3 imagens
Publicado em 2020, o romance está inserido no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
A obra O Avesso da Pele, vencedor do Prêmio Jabuti 2021 e escrito por Jeferson Tenório, foi parar entre os 10 livros mais vendidos da Amazon Brasil após ser vítima de censura
1 de 3

Livro "O avesso da pele".

Instagram
2 de 3

Publicado em 2020, o romance está inserido no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)

Instagram
3 de 3

A obra O Avesso da Pele, vencedor do Prêmio Jabuti 2021 e escrito por Jeferson Tenório, foi parar entre os 10 livros mais vendidos da Amazon Brasil após ser vítima de censura

Instagram

O mesmo aconteceu em Goiás. A Secretaria de Estado da Educação determinou o recolhimento do livro O Avesso da Pele das escolas estaduais por conter expressões, jargões e cenas de sexo considerados inadequados para menores de 18 anos. Na época, a pasta afirmou que o material seria analisado conforme a proposta pedagógica do currículo estadual.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação de Goiás, “o livro passou por uma análise da equipe pedagógica” e, após a apreciação do conteúdo, “foi destinado para as escolas que atendem estudantes do Ensino Médio e para os Centros de Educação de Jovens e Adultos, passando a compor o acervo das bibliotecas das unidades escolares que atendem a estes públicos”.

Entenda a polêmica envolvendo o livro O Avesso da Pele

A obra O Avesso da Pele, do escritor Jeferson Tenório, foi envolvida em uma polêmica após a diretora de uma escola estadual de Santa Cruz (RS), identificada como Janaína Venzon, pedir ao Ministério da Educação (MEC) o recolhimento dos exemplares distribuídos para alunos do ensino médio, alegando “vocabulário de baixo nível” e “vulgaridade” de termos utilizados na história.

A diretora em questão expôs em um vídeo, nas redes sociais, trechos do livro que considerou inapropriados, desencadeando uma série de reações políticas e sociais. Os defensores da obra afirmam que a educadora descontextualizou as passagens para gerar polêmica.

No vídeo, Venzon aponta passagens do livro que retrata questões raciais e sexuais. Parlamentares conservadores de direita, como a deputada estadual Kelly Moraes (PL-RS) e os deputados federais Zé Trovão (PL-SC), Marcelo Moraes (PL-RS) e Bia Kicis (PL-DF), associaram a adoção do livro à gestão atual do Ministério da Educação e ao PT.

Contudo, o livro foi incluído no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) por meio de portaria publicada em setembro de 2022, ainda durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Antes disso, a obra passou por uma seleção publicada em edital de 2019, também durante o governo Bolsonaro.

Sobre o livro O Avesso da Pele

O livro O Avesso da Pele, do autor Jeferson Tenório, mergulha nas complexidades da condição humana. Publicado em 2020, o romance está inserido no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

3 imagens
Jeferson Tenório
Livro foi publicado em 2020 pela editora Companhia das Letras
1 de 3

Jeferson Tenório, autor de O avesso da pele

Instagram
2 de 3

Jeferson Tenório

Instagram
3 de 3

Livro foi publicado em 2020 pela editora Companhia das Letras

Instagram

O enredo explora temas como identidade, racismo, sexualidade, e nuances da existência humana. A obra recebeu o troféu Jabuti, considerado o mais tradicional prêmio literário do Brasil, em 2021.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?