metropoles.com

Após Planalto, Lula diz que mandará tirar grade do Palácio da Alvorada

Grades metálicas que cercavam o Palácio do Planalto desde 2013 foram retiradas nesta quarta. “A democracia não suporta grade”, disse Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Mariana Costa/Metrópoles
Frente do Palácio da Alvorada no momento da chegada do caminhão de mudança, com manifestantes e jornalistas acompanhando a movimentação - Metrópoles
1 de 1 Frente do Palácio da Alvorada no momento da chegada do caminhão de mudança, com manifestantes e jornalistas acompanhando a movimentação - Metrópoles - Foto: Foto: Mariana Costa/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desceu a rampa do Palácio do Planalto, na tarde desta quarta-feira (10/5), para ver como a sede do Executivo federal ficou sem as grades metálicas que cercavam o prédio há quase 10 anos. Após celebrar a retirada da cerca e relacionar o ato ao fortalecimento da democracia no Brasil, o petista prometeu deixar livre também o acesso ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, que hoje tem várias barreiras e não pode ser acessado por turistas.

“Vou tirar aquela muralha na frente do Alvorada. Depois, a segurança veja como ela cuida para evitar qualquer problema, porque nunca teve. As pessoas iam na porta do Alvorada protestar. Se eu quisesse cercar o povo, não permitir que ele faça protesto, não tem sentido a democracia”, disse Lula a jornalistas, após descer a rampa. “Aquilo foi feito em um momento que o PT já não mandava mais no país, na gestão do [ex-presidente Michel] Temer”, completou Lula, que disse ainda que conversará com os chefes dos outros Poderes para que o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso também tirem as grades que cercam os prédios.

5 imagens
Servidores do GSI levaram grades para um caminhão
Palácio estava cercado desde 2013
Não está decidido se retirada é definitiva
Retirada das grades
1 de 5

A retirada das grades

Mariana Costa/Metrópoles
2 de 5

Servidores do GSI levaram grades para um caminhão

Raphael Veleda/Metrópoles
3 de 5

Palácio estava cercado desde 2013

Raphael Veleda/Metrópoles
4 de 5

Não está decidido se retirada é definitiva

Raphael Veleda/Metrópoles
5 de 5

Retirada das grades

Mariana Costa/Metrópoles

“Tirar isso aqui é uma demonstração de que o Brasil está voltando à normalidade. Isso aqui nunca teve muro. Eu fui presidente durante oito anos. Quando tiver um evento que tiver que ter uma proteção para garantir, inclusive a segurança do povo, você bota uma grade simples, como em qualquer lugar, e retira depois do evento”, disse Lula.

As grades que cercavam o Palácio do Planalto e foram retiradas na manhã desta quarta estavam no local desde 2013, no fim do primeiro mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), com a justificativa de aumentar a segurança à época de protestos contra o governo e contra a realização da Copa do Mundo no Brasil.

Desde então, porém, nunca foram retiradas pelas administrações que se seguiram (a própria Dilma, Michel Temer e Jair Bolsonaro).

Veja imagens de Lula descendo a rampa e interagindo com jornalistas e com apoiadores:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?