Lula e Barroso retiram últimas grades da Praça dos 3 Poderes
Grades do STF haviam sido reforçadas após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, no ano passado. Ano Judiciário teve início nesta quinta
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente do Superior Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fizeram a retirada simbólica, na tarde desta quinta-feira (1º/2), de grades de proteção ao redor do prédio, na Praça dos Três Poderes. As estruturas cercam há anos a Corte e haviam sido reforçadas após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, no ano passado.
O ato ocorreu após a abertura do ano Judiciário. O evento contou com representantes dos Três Poderes. Além de Barroso, participaram da cerimônia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Confira o registro:
Antes da retirada das grades, as autoridades relembraram a destruição dos prédios dos Três Poderes. “Há um ano, ainda eram visíveis nessa casa as marcas da destruição deixadas pelos atos golpistas. Hoje, celebramos a harmonia entre as instituições e o respeito à democracia”, afirmou o presidente Lula.
O momento também foi relembrado por Rodrigo Pacheco. O senador pontuou que a união entre as instituições após os ataques mantiveram os “propósitos republicanos”. “Foi justamente a tenacidade dos Poderes da República e o amor à democracia que nos mantiveram firmes e inabaláveis em nossos propósitos republicanos”, disse.
Antes do STF, o Palácio do Planalto, em maio do ano passado, tirou as grades de proteção contra manifestações violentas. Em seguida, durante cerimônia que lembrou o 8 de janeiro um ano depois, o Congresso tirou as grades metálicas.
Agora, a Praça dos Três Poderes volta a ter trânsito livre para os pedestres entre os prédios desenhados por Oscar Niemeyer.