metropoles.com

Após pacote, Lula se diz atento à necessidade de novas medidas fiscais

O pacote de contenção de gastos proposto pela equipe econômica de Lula teve a votação concluída nesta sexta-feira (20/12)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Imagem colorida de presidente Lula gesticulando ao lado de Gabriel Galípolo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de presidente Lula gesticulando ao lado de Gabriel Galípolo - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo nesta sexta-feira (20/12) ao lado do futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. No registro, o chefe do Executivo cita o pacote de contenção de gastos, que teve a votação concluída no Congresso Nacional, e afirmou estar atento à necessidade de novas medidas fiscais.

“Queria dizer que seguimos mais convictos que nunca que a estabilidade econômica e o combate a inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e o poder de compra para as famílias. Tomamos as medidas necessárias para proteger a nova regra fiscal e seguiremos atentos à necessidade de novas medidas”, disse o presidente em vídeo publicado nas redes sociais.

A declaração vem em um momento de disparada do dólar. Durante a semana, a cotação da moeda americana bateu R$ 6,26, a maior marca da história. O aumento foi motivado pelas incertezas em torno da eficiência política fiscal proposta.

No vídeo divulgado, o petista também garante que Galípolo “será o mais importante presidente do Banco Central” e que o chefe da autoridade monetária terá autonomia para trabalhar.

“Você será o mais importante presidente do Banco Central, porque você vai ser o presidente com mais autonomia que o Banco Central já teve. Tenho certeza que pela sua qualidade profissional, você certamente vai dar uma lição de como se governa o Banco Central com verdadeira autonomia. Jamais haverá da parte da Presidência interferência no seu trabalho.”

Oficialmente, o mandato do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, vai até 31 de dezembro, mas ele entrou em recesso nesta sexta-feira (20/12) e Galípolo ficará como interino até a posse, em 1º de janeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?