Após pacote, Lula se diz atento à necessidade de novas medidas fiscais
O pacote de contenção de gastos proposto pela equipe econômica de Lula teve a votação concluída nesta sexta-feira (20/12)
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou um vídeo nesta sexta-feira (20/12) ao lado do futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. No registro, o chefe do Executivo cita o pacote de contenção de gastos, que teve a votação concluída no Congresso Nacional, e afirmou estar atento à necessidade de novas medidas fiscais.
“Queria dizer que seguimos mais convictos que nunca que a estabilidade econômica e o combate a inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e o poder de compra para as famílias. Tomamos as medidas necessárias para proteger a nova regra fiscal e seguiremos atentos à necessidade de novas medidas”, disse o presidente em vídeo publicado nas redes sociais.
A declaração vem em um momento de disparada do dólar. Durante a semana, a cotação da moeda americana bateu R$ 6,26, a maior marca da história. O aumento foi motivado pelas incertezas em torno da eficiência política fiscal proposta.
No vídeo divulgado, o petista também garante que Galípolo “será o mais importante presidente do Banco Central” e que o chefe da autoridade monetária terá autonomia para trabalhar.
“Você será o mais importante presidente do Banco Central, porque você vai ser o presidente com mais autonomia que o Banco Central já teve. Tenho certeza que pela sua qualidade profissional, você certamente vai dar uma lição de como se governa o Banco Central com verdadeira autonomia. Jamais haverá da parte da Presidência interferência no seu trabalho.”
Oficialmente, o mandato do atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, vai até 31 de dezembro, mas ele entrou em recesso nesta sexta-feira (20/12) e Galípolo ficará como interino até a posse, em 1º de janeiro.