Após operação suspensa, Procon-SP notifica Itapemirim
Órgão de defesa do consumidor advertiu empresa de transportes que cancelou todos voos na sexta-feira (17/12). Multa pode chegar a R$ 11 mi
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O Procon-SP notificou nesta segunda-feira (20/12) o grupo Itapemirim após a empresa de transportes cancelar todos os voos e suspender temporariamente as suas operações no Brasil.
O órgão de defesa do consumidor do Estado de São Paulo também deve aplicar multa que pode chegar ao valor de R$ 11 milhões. O Procon-SP ajuizará ação civil pública para indenização por dano moral coletivo na Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo.
A orientação é para que os passageiros lesados entrem no site do Procon-SP e registrem reclamação. Segundo o Procon, a Itapemirim deve ainda acomodar os passageiros em hotéis ou reembolsá-los imediatamente por ter se caracterizado caso de má-fé.
O Metrópoles questionou a Itaperimim sobre a situação, mas até o momento a empresa não retornou o contato.
Anac
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomendou, neste sábado (18/12), que passageiros da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa.
Segundo a Anac, os passageiros com viagens programadas para os próximos dias devem entrar em contato pelo e-mail falecomaita@voeita.com.br. A Anac também orienta aos passageiros a recorrer à plataforma Consumidor.gov.br.
Voos suspensos
A ITA interrompeu suas atividades nesta sexta-feira (17/12) e está com o Certificado de Operador Aéreo (COA) suspenso. Estavam previstos 480 voos da companhia até 31 de dezembro.
Neste sábado (18/12), a companhia informou, em nota, que havia 30 voos programados com diversas origens e destinos no Brasil. “A companhia trabalha neste momento em sua reestruturação para a retomada de suas operações o mais breve possível”, disse em nota.