metropoles.com

Após operação, Codevasf diz colaborar com PF e que demitiu funcionário

Codevasf divulgou nota após operação da Polícia Federal chamada Benesse, que investiga desvios na empresa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Tratores da Codevasf
1 de 1 Tratores da Codevasf - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A Operação Benesse, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta manhã desta sexta-feira (1º/9), teve como motivação principal as verbas federais provenientes das licitações da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Em resposta, a companhia ressaltou a colaboração com as autoridades, desde uma operação anterior, e relatou ter desligado um dos funcionários por conta do assunto.

A empresa Construservice é suspeita de envolvimento na fraude de licitações investigada pela PF. A Operação Benesse tem como finalidade a desarticulação de organização criminosa estruturada para promover fraudes licitatórias, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, envolvendo verbas federais da Codevasf.

Em nota, a Codevasf afirmou ter desligado um funcionário ainda neste mês, após a conclusão de um processo da Corregedoria, e destacou a integridade da instituição e colaboração com a Justiça e policiais.

Ao todo, a PF cumpriu 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em cidades três maranhenses. Entre os principais alvos, estão a irmã do ministro das Comunicações do governo Lula, Juscelino Filho, e o empresário Eduardo Costa, o Eduardo Imperador.

Quais são as cidades maranhenses com operação da PF nesta 6ª:

  • São Luís/MA;
  • Vitorino Freire/MA;
  • Bacabal/MA.

Confira a íntegra da nota da Codevasf:

“Em atenção a informações veiculadas na manhã desta sexta-feira (1º/9) sobre a operação Benesse, da Polícia Federal, a Codevasf informa que colabora com o trabalho das autoridades desde a primeira fase da operação Odoacro, realizada em julho de 2022.

No âmbito de apurações internas relacionadas às operações, a Codevasf demitiu um funcionário no mês de agosto após a conclusão de processo conduzido por sua Corregedoria.

A Companhia mantém compromisso com a elucidação dos fatos e com a integridade de suas ações — e continuará a prover suporte integral ao trabalho das autoridades policiais e da Justiça”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?