metropoles.com

Após frio extremo, onda de calor toma conta de quase todo país

De acordo com o Climatempo, uma nova e forte massa de ar quente está favorecendo a elevação das temperaturas em áreas amplas do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Observatório Imagem colorida de mulher se protegendo do sol com o guarda-chuva calor altas temperaturas calorão - Metrópoles
1 de 1 Observatório Imagem colorida de mulher se protegendo do sol com o guarda-chuva calor altas temperaturas calorão - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Depois de uma friaca, que derrubou as temperaturas em todo o país, com uma onda de frio intenso, o Brasil se prepara para o  retorno significativo do calor em amplas áreas. De acordo com o Climatempo, uma nova e forte massa de ar quente está se estabilizando na região central, favorecendo a elevação das temperaturas e criando um cenário de “gangorra” térmica em algumas regiões.

A partir de sábado (17/8), o ar quente e seco vai ganhar força, com temperaturas mais altas. Porém, a onda de calor só começa oficialmente no domingo, 18 de agosto. Os dias mais quentes devem seguir, pelo menos, até a próxima quinta-feira (22/8).

Onda de calor

Conforme o Climatempo, a nova onda de calor tem características similares às que ocorreram no Brasil neste ano. Elas são impulsionadas pela formação de uma alta pressão em médios níveis da atmosfera, o que intensifica a circulação de ventos quentes do interior do país, deixando o tempo mais seco e com temperaturas elevadas.

A umidade relativa do ar, que está em níveis baixos, deve cair ainda mais nos próximos dias, aumentando o desconforto e os riscos à saúde.

Impactos na saúde

Após a recente atuação de uma forte massa de ar frio, que estabeleceu recordes de baixas temperaturas no país, a chegada dessa massa de ar quente cria um contraste significativo. Essa mudança brusca pode desafiar a saúde dos brasileiros, especialmente nas áreas que experimentarão temperaturas entre 5ºC a 7 °C acima da média nos próximos dias.

Em outras áreas, a elevação será entre 2,5ºC a 3 °C acima da média. Tendo em vista que as temperaturas médias de agosto são mais elevadas em relação a julho, o que fará com que o calor seja sentido de forma mais intensa e desconfortável. O tempo seco, associado à baixa umidade relativa do ar, pode dificultar a respiração e exigir maior cuidado com a hidratação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?