metropoles.com

Após onda de calor, cidades podem ter temporal e ventos de até 100km/h

Inmet prevê onda de calor até esta sexta-feira (17/11). Chuvas isoladas começam a acontecer, com possibilidade de granizo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
@igoestrela/Metrópoles
Calor no DF no dia 23 de setembro - Metrópoles
1 de 1 Calor no DF no dia 23 de setembro - Metrópoles - Foto: @igoestrela/Metrópoles

A onda de calor que atinge a maior parte dos estados brasileiros está prevista para durar, pelo menos, até esta sexta-feira (17/11). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno é caracterizado por temperaturas 5 ºC acima da média por período maior do que cinco dias.

Há previsão, porém, da chegada de chuvas ao país nos próximos dias. E pode ser chuva forte. No estado de São Paulo, por exemplo, a Defesa Civil já alertou para o risco de tempestades e rajadas de vento de até 100 km/h entre sexta-feira (17/11) e domingo (19/11). Calor, umidade vinda da Amazônia e passagem de uma frente fria devem ocorrer simultaneamente e são as condições perfeitas para chuva forte, ventania, raios e até granizo na região Sudeste.

A capital paulista já enfrentou um temporal e suas consequências, como falta de energia e transbordamento de córregos, no final da tarde de quarta.

Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, descreve os próximos dias no país: “A onda de calor vai até sexta, mas o calor persiste. Já começam a chegar as chuvas, nos próximos dias, até semana que vem. Teremos períodos quentes com chuva ou períodos quentes sem chuva, mas não tão quente como tivemos [durante a onda de calor]”.

De acordo com a especialista, uma frente fria formada no oceano se aproxima da região Sul entre quinta (16/11) e sexta-feira (17/11). A movimentação levará chuvas para São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, e deve chegar ao sul da Bahia na terça (21/11). Um centro de baixa pressão, que favorece a formação de nuvens, também vai gerar chuvas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Na região Centro-Oeste, incluindo Brasília, as chuvas também devem vir, mas um pouco mais tímidas. A capital federal, aliás, registrou chuvas esparças na noite de quarta-feira (15/11), após um dia de intenso calor.

Durante o feriado da Proclamação da República, Cuiabá (MT) seguiu como a capital que registrou a maior temperatura máxima do dia, em medição feita às 16h. A capital do Mato Grosso chegou a 40,7 °C.

Teresina (PI), com 38,8 °C, ficou no segundo lugar de maior temperatura, assim como na terça, quando alcançou 39,9 °C. Palmas (TO), com 37,7 ºC; Goiânia (GO), com 37,4 °C; e Manaus (AM), com 37,2 °C, aparecem em seguida com as maiores altas de quarta.

5 imagens
Para enfrentar o calor, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas bebam bastante água, evitem atividades físicas e exposição ao sol em horários mais quentes do dia
Calor no DF
Aumento das temperaturas é um dos motivos da queda na oerta de banana
1 de 5

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 5

Para enfrentar o calor, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas bebam bastante água, evitem atividades físicas e exposição ao sol em horários mais quentes do dia

Hugo Barreto/Metrópoles
3 de 5

Calor no DF

Breno Esaki/Metrópoles
4 de 5

Tomaz Silva/Agência Brasil
5 de 5

Aumento das temperaturas é um dos motivos da queda na oerta de banana

William Cardoso/Metrópoles

Altas temperaturas e chuva

Veja o que o Inmet prevê para cada região até a próxima segunda-feira (20/11):

Norte

No Acre e sul do Amazonas, a expectativa é de pancadas de chuvas, acima dos 50 milímetros de água. Rondônia, Pará e Tocantins recebem precipitações, mas menores. Nas demais áreas, o tempo seguirá seco.

Nordeste

Chuvas isoladas poderão atingir Maranhão e Piauí, além das partes do litoral e oeste baiano. Nos demais estados, a previsão é de tempo seco e com baixa umidade do ar.

Centro-Oeste

Expectativa de chuvas passageiras aos fins de tarde, ainda com tempo quente.

Sudeste

Chuvas em São Paulo, Rio de Janeiro e no triângulo mineiro a partir da sexta-feira (17/11).

Sul

Uma frente fria passará pelos estados e poderá causar grandes chuvas, com granizo, raios e rajadas de ventos.

Temporais

Rio, São Paulo e os estados do Sul do país serão atingidos por fortes chuvas, segundo o Inmet. O destaque para acúmulo de chuvas é entre terça e quinta, desde o norte do Rio Grande do Sul até o sul do Paraná.

Os valores diários poderão superar 100 milímetros em alguns locais.

No começo do mês, houve a passagem de um ciclone extratropical na costa Sul do país, que deixou estragos físicos, 230 desabrigados e 25 pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul, segundo a Defesa Civil gaúcha.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?