Após obra de R$ 1,3 milhão, túnel do Tibau desaba em Niterói
A obra foi finalizada em 2019 e prejudicou o fluxo de água entre a Lagoa Piratininga e o mar
atualizado
Compartilhar notícia
O túnel do Tibau, localizado em Niterói, no Rio de Janeiro, desabou, mais uma vez, nesta quarta-feira (13/1). De acordo com fotografias publicadas por moradores do local e pelo ambientalista Paulo Oberlander, a ocorrência obstruiu a passagem de água do mar para a Lagoa Piratininga, visto que há rochas impedindo a estrutura de funcionar.
A obra da área foi finalizada em 2019, pela Prefeitura de Niterói. Estima-se que o valor total do empreendimento tenha ultrapassado R$ 1,3 milhão de reais. “As rochas fecharam por completo e mais um grande desabamento, muito triste ver essa cena de novo e a Lagoa sofrerá uma nova mortandade de peixes”, declarou Oberlander por meio do Facebook.
Moradores da região informaram que procurarão especialistas para lidar com o caso. Além disso, a empresa Cosan, de acordo com O Globo, já acionou o Ministério Público, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), e o Conselho Regional de Agronomia do Rio de Janeiro (Crea) para investigar a causa do desabamento e formas de contê-lo.