Após o Carnaval, quais são os (poucos) próximos feriados de 2024? Veja
Dos 10 feriados de 2024, quatro caem no fim de semana, e um deles — o Ano-Novo (1º de janeiro) — já passou. Confira o calendário completo
atualizado
Compartilhar notícia
Após a folia de Carnaval, a rotina de trabalho e estudo de milhares de brasileiros voltará ao normal. A próxima pausa, tirando os fins de semana, vem apenas no fim de março. O respiro da festança carnavalesca tem hora para acabar: 14h, com o fim do ponto facultativo desta Quarta-Feira de Cinzas.
O ano de 2024 tem 10 feriados nacionais e oito pontos facultativos. A portaria com o calendário oficial foi publicada pelo governo federal na edição de 28 de dezembro de 2023 do Diário Oficial da União (DOU).
A lista de datas comemorativas oficial deve ser cumprida por órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O Metrópoles separou os próximos (poucos) feriados deste ano; confira abaixo.
Muitas “folgas” caem no fim de semana
Este ano terá um feriado nacional a mais do que 2023. Porém, dessas 10 “folgas” de 2024, quatro caem no fim de semana, e uma delas já passou: o Dia de Confraternização Nacional (1º de janeiro).
O “culpado” pela escassez de folgas é o dia 29 de fevereiro, já que estamos em um ano bissexto. Esta data “empurrou” para sábado feriados que seriam na sexta.
Estão previstos para sábado ou domingo os dias de: Tiradentes (21 de abril), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida– Padroeira do Brasil (12 de outubro) e Finados (2 de novembro).
Por outro lado, três datas comemorativas vão cair na sexta-feira: Paixão de Cristo (29 de março), 31 de maio (ponto facultativo após Corpus Christi) e Proclamação da República (15 de novembro).
Ao menos quatro feriados e pontos facultativos estão marcados para o meio da semana, ou seja, quarta-feira. São eles: Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h de 14 de fevereiro), Dia do Trabalho (1º de maio), Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro) e Natal (25 de dezembro).
Feriado novo entra no calendário
A novidade para 2024 é a inserção do novo feriado nacional: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro (quarta-feira).
Em novembro, o presidente da Fundação Cultural Palmares, João Jorge Rodrigues, adiantou ao Metrópoles que a proposta seria levada para votação no Congresso Nacional e seguiria para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além desses feriados, a portaria do governo destaca a possibilidade de inclusão de outras datas comemorativas em estados e municípios. Por outro lado, serviços essenciais não serão afetados por essas datas.
Confira os feriados e pontos facultativos:
Feriados nacionais
- 29 de março – Paixão de Cristo (sexta-feira)
- 21 de abril – Tiradentes (domingo)
- 1º de maio – Dia do Trabalho (quarta-feira)
- 7 de setembro – Independência do Brasil (sábado)
- 12 de outubro – Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil (sábado)
- 2 de novembro – Finados (sábado)
- 15 de novembro – Proclamação da República (sexta-feira)
- 20 de novembro – Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (quarta-feira)
- 25 de dezembro – Natal (quarta-feira)
Pontos facultativos
- 14 de fevereiro – Quarta-Feira de Cinzas (quarta-feira)
- 30 de maio – Corpus Christi (quinta-feira)
- 31 de maio – ponto facultativo (sexta-feira)
- 28 de outubro – Dia do Servidor Público Federal (segunda-feira)
- 24 de dezembro – Véspera do Natal (terça-feira): ponto facultativo após as 14h
- 31 de dezembro – Véspera do Ano Novo (terça-feira): ponto facultativo após as 14h