metropoles.com

Após novo reajuste, alta do Querosene de Aviação em 2022 chega a 48%

Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) alerta que mais custos com a alta do combustível tendem a retardar recuperação do setor

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Shannon Fagan/ Getty Images
Avião parado no chão recebendo manutenção ou passageiros - Metrópoles
1 de 1 Avião parado no chão recebendo manutenção ou passageiros - Metrópoles - Foto: Shannon Fagan/ Getty Images

A Petrobras anunciou neste domingo (1º/5) um novo reajuste – agora de 6,7% – no preço do Querosene de Aviação (QAV). A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) alertou que a disparada nos custos provocados pela alta do combustível tende a retardar a recuperação do setor.

Entre 1º de janeiro a 1º de maio de 2022, a Petrobras registrou reajustes nos valores no QAV de 48,7%, segundo dados compilados pela Abear. O aumento no valor do QAV acumulado somente no ano passado foi de 92%.

“Mais uma vez o reajuste anunciado pela Petrobras comprova como as companhias aéreas enfrentam diariamente a alta dos custos estruturais, sobretudo com o atual cenário de guerra na Ucrânia”, escreveu o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, em nota.

“O setor permanece sendo resiliente, mas a atual conjuntura traz muita dificuldade para podermos obter uma recuperação vigorosa diante da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus”, completa.

5 imagens
Rússia atingiu refinaria de petróleo
O preço na bomba incorpora a carga tributária e a ação dos demais agentes do setor de comercialização, como importadores, distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis
Estoque de barris de petróleo
1 de 5

O setor promete uma greve caso a privatização da Petrobras ocorra

Mario Tama/Getty Images
2 de 5

Rússia atingiu refinaria de petróleo

Redes sociais
3 de 5

O preço na bomba incorpora a carga tributária e a ação dos demais agentes do setor de comercialização, como importadores, distribuidores, revendedores e produtores de biocombustíveis

Getty Images
4 de 5

Estoque de barris de petróleo

Divulgação
5 de 5

Petrobras/Agencia Brasil

A associação ressalta que o Brasil é o único país a ter um tributo regional sobre o QAV, o ICMS. O Querosene de Aviação tem a maior ineficiência econômica para as companhias aéreas brasileiras e responde por mais de um terço dos custos do setor.

Empresas estrangeiras, por outro lado, não pagam esse imposto para abastecer em território nacional, o que torna algumas viagens internacionais até mais baratas do que as nacionais.

A regulação é alvo de críticas, uma vez que cerca de 90% do QAV consumido no Brasil é produzido localmente pela Petrobras.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?