Após nova transferência para UTI, Iris Rezende será tratado em SP
Segundo nota, ex-governador viajou consciente, respirando espontaneamente; transferência atende pedido da família
atualizado
Compartilhar notícia
Goiânia – Após 25 dias de internação e uma nova transferência para unidade de terapia intensiva (UTI) do Instituto de Neurologia de Goiânia nesta terça-feira (31/8), o ex-governador de Goiás e ex-prefeito da capital goiana, Iris Rezende, de 87 anos foi levado para São Paulo, onde seguirá em tratamento. As filhas Ana Paula e Adriana acompanharam o pai.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa de Iris Rezende afirmou que ele viajou consciente e respirando espontaneamente.
“O ex-prefeito Iris Rezende foi transferido no fim da tarde desta terça-feira (31/08) para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O quadro permanente regular, sem novas intercorrências. A família destaca o sucesso da cirurgia realizada no Instituto de Neurologia de Goiânia, bem como do tratamento oferecido. E agradece toda atenção e dedicação da equipe, que acompanhou até o momento. As filhas Adriana Rezende e Ana Paula Rezende acompanharam o pai, que viajou consciente, respirando espontaneamente.”
Monitoramento hemodinâmico
Nesta terça-feira (31/8), Iris Rezende voltou para a unidade de terapia intensiva (UTI) do Instituto de Neurologia, onde estava internado há 25 dias, se recuperando de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. A justificativa para a nova transferência é que em São Paulo, além da UTI ter médicos durante 24 horas, ele passará por um monitoramento hemodinâmico.
Iris Rezende foi internado no dia 6 de agosto depois de sentir fortes dores de cabeça. Após exames e o diagnóstico de AVC hemorrágico, ele passou por cirurgia, no mesmo dia, para conter o sangramento. Segundo a equipe médica, o procedimento foi bem-sucedido.
Desde então, o ex-prefeito já recebeu alta da UTI duas vezes. Após 10 dias de tratamento intensivo, no dia 16/8, ele foi para o quarto pela primeira vez. Já no dia 21, Iris teve um quadro convulsivo e arritmia cardíaca e, por isso, foi novamente levado para a UTI, onde foi também intubado. Rapidamente, ele melhorou e voltou para o quarto dois dias depois.
Carreira
Iris encerrou a carreira política em dezembro de 2020, ao concluir o quarto mandato como prefeito de Goiânia. Por mais de seis décadas, atuou na vida pública.
De líder estudantil, no fim do anos 1950, a ministro da Agricultura no governo Sarney e da Justiça, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Iris foi, além de prefeito de Goiânia, deputado estadual, governador de Goiás e senador.
Foi aliado histórico de Maguito Vilela, prefeito eleito de Goiânia, em 2020, e vitimado pela Covid-19 em janeiro deste ano.