metropoles.com

Após morte de onça-pintada, Rio-2016 diz que errou e pede desculpas

Em comunicado publicado em redes sociais, o comitê organizador reconheceu que errou ao permitir que a tocha fosse exibida ao lado de um animal selvagem acorrentado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ivo Lima/ME
onça Juma Tocha
1 de 1 onça Juma Tocha - Foto: Ivo Lima/ME

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 usou as redes sociais na tarde desta terça-feira (21/6) para repercutir a morte de uma onça-pintada que foi utilizada durante a passagem da tocha olímpica por Manaus, na segunda-feira (21). O animal silvestre foi abatido após fugir e tentar atacar uma pessoa.

“Erramos ao permitir que a Tocha Olímpica,símbolo da paz e da união entre povos,fosse exibida ao lado de um animal selvagem acorrentado. Essa cena contraria nossas crenças e valores. Estamos muito tristes com o desfecho que se deu após a passagem da tocha. Garantimos que não veremos mais situações assim nos Jogos Rio-2016”, disse o comitê em postagens no Twitter e no Facebook.

Na segunda-feira (21), a tocha olímpica visitou o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), em Manaus. Em determinado momento do revezamento, os condutores pousaram ao lado de duas onças-pintadas, mascotes da corporação. Ambas estavam acorrentadas.

Após o fim do evento, uma das onças que participou da cerimônia, Juma, fugiu e foi abatida com tiro de pistola. “Uma equipe de militares composta de veterinários especializados no trato com o animal foi ao seu encontro para resgatá-la. O procedimento de captura foi realizado com disparo de tranquilizantes. O animal, mesmo atingido, deslocou-se na direção de um militar que estava no local. Como procedimento de segurança, visando a proteger a integridade física do militar e da equipe de tratadores, foi realizado um tiro de pistola no animal, que veio a falecer”, disse o Comando Militar da Amazônia (CMA), em nota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?