metropoles.com

Após morte de indígena, Lula quer solução pacífica para conflito na BA

Presidente Lula prometeu colocar governo federal à disposição do governo da Bahia para resolver disputa de terras, após morte de Nega Pataxó

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva
1 de 1 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  prometeu colocar o governo federal à disposição do governo da Bahia e dos povos indígenas, nesta terça-feira (23/1), em busca de uma “solução pacífica” para o conflito de terras no estado. A disputa entre fazendeiros e povos originários resultou no assassinato da liderança indígena Nega Pataxó, no último domingo (21/1).

Segundo relatos, fazendeiros cercaram a terra indígena com dezenas de caminhonetes e atacaram os povos originários que moravam no local. Maria de Fátima, conhecida como Nega Pataxó, foi morta a tiros durante o confronto. Os criminosos foram presos em flagrante.

Nesta terça, Lula usou as redes sociais para prestar solidariedade aos familiares da liderança indígena e anunciou que terá uma reunião com a ministra e o governador Jerônimo Rodrigues (PT-BA), “para colocar colocar o governo federal à disposição” com objetivo de encontrar uma solução pacífica para a disputa de terras.

Veja o post:

Nessa segunda-feira (22/1), uma comitiva do Ministério dos Povos Indígenas, liderada pela ministra Sonia Guajajara, viajou para a região para acompanhar as investigações do caso.

Os indígenas da etnia Pataxó Hã-hã-hãe tentam a retomada do território Caramuru, no entanto, são alvos de represálias por parte de fazendeiros da região.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?