metropoles.com

Após morte de cão, Latam diz ter obedecido normas de segurança

Golden retriever morreu após viajar de São Paulo ao Rio de Janeiro, onde a dona do animal, a estudante Gabriela Duque Rasseli, o esperava

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
cachorro morre voo latam
1 de 1 cachorro morre voo latam - Foto: Reprodução/Instagram

Em nova nota divulgada nessa terça-feira (21/9), a companhia aérea Latam Airlines Brasil afirmou se sensibilizar com a morte de um cachorro da raça golden retriever, durante o trajeto São Paulo-Rio de Janeiro, e afirmou obedecer às mais restritas normas de segurança para transportes de pets, afastando-se da responsabilização pelo óbito do animal.

“A companhia reitera que a segurança é um valor inegociável, reforçando que se solidariza com a tristeza vivida pela cliente e que fará tudo que está ao seu alcance para oferecer a assistência necessária neste momento”, afirmou a companhia.

A estudante carioca Gabriela Duque Rasseli, de 24 anos, vive desde a última terça (14/9) a dor de ter perdido seu cãozinho de estimação. O animal morreu, segundo a dona, horas após chegar muito debilitado de um voo da Latam. “Deixaram meu cachorro no calor, quando ele chegou pra mim já estava quase morto! Eu e minha família estamos devastados”, escreveu ela, em uma rede social.

Veja post:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Gabriela Duque Rasseli (@gabid_r)


Leia a íntegra da nota da Latam:

“Nós da Latam nos sensibilizamos muito com o que aconteceu e estamos em contato com a cliente Gabriela desde o desembarque do animal, prestando toda assistência necessária até o momento presente.

A empresa esclarece ainda que seguiu todos os procedimentos de aceitação e transporte do pet que atendem rigorosamente aos regulamentos de autoridades nacionais e internacionais.

Desde o embarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), o pet foi acompanhado de acordo com os mais rígidos protocolos de segurança, aguardando em ambiente refrigerado até a entrada na aeronave e permanecendo hidratado ao longo do trajeto.

Logo após o pouso, ainda dentro do kennel (caixa de transporte), a nossa equipe do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) identificou que o animal encontrava-se com sinais de mal-estar e, imediatamente, atuou para que ele fosse transportado a uma clínica veterinária em uma van dedicada e em tempo mais rápido do que o padrão para esta operação. Vale ressaltar que, da pista do aeroporto até o terminal de cargas, são 7,5 km e o trajeto deve ser percorrido em até 20 km/h.

Reforçamos que o pet não foi exposto ao sol ou passou calor e, que, nossa equipe esteve junto dele e de sua tutora durante todo o atendimento, e se manteve disponível via telefone inclusive após a internação do pet.

Esclarecemos que a Latam obedece às mais restritas normas de segurança para transportes de pets, seguindo procedimentos baseados no Regulamento de Animais Vivos da IATA e tendo protocolos ainda mais rígidos que a portaria 93 do Ibama, garantindo uma execução segura em todas as etapas do processo de transporte. Salientamos ainda que a operação ocorreu respeitando os intervalos de tempo seguros desde a entrega do pet à equipe da Latam, inclusive após o desembarque.

A companhia reitera que a segurança é um valor inegociável, reforçando que se solidariza com a tristeza vivida pela cliente e que fará tudo que está ao seu alcance para oferecer a assistência necessária neste momento. A Latam permanece em contato com a Gabriela, que sinaliza compreensão quanto ao posicionamento e procedimentos adotados pela companhia”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?