metropoles.com

Após Lira “atrasar” PL da Anistia, Bolsonaro apela a “coração” de Lula

O presidente da Câmara decidiu mudar a tramitação do chamado PL da Anistia, que propõe perdão aos presos do 8 de Janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isabella Finholdt/Especial Metrópoles
Bolsonaro na paulista 7 de setembro 2024-16
1 de 1 Bolsonaro na paulista 7 de setembro 2024-16 - Foto: Isabella Finholdt/Especial Metrópoles

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou sobre a decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de retirar o projeto de lei nº 2858/22, conhecido como PL da Anistia, da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e criar uma comissão especial para a tramitação da proposta.

O texto sugere anistiar os presos por participação ou financiamento dos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro de 2023. Em visita ao Senado, Bolsonaro negou querer a “paternidade” do projeto e apelou para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conceda o perdão aos responsáveis pelos atos.

“Quero que alguém do PT seja o pai da anistia. Gostaria que o Lula tomasse a iniciativa de anistiar. Com todos os defeitos que ele tem, será que ele não tem coração também? Não sabe quem está preso? As pessoas humildes”, pediu o ex-presidente.

Bolsonaro também afirmou que conversou com Lira sobre a criação da comissão especial e disse estar de acordo com a medida. Segundo ele, a ideia é levar os “órfãos de pais vivos” para dar força à proposta.

“Mesmo quem porventura seja contra a anistia, quando eu trouxer pra cá, que está previsto, seis filhos de oito anos para baixo, do mesmo homem que está condenado a 17 anos de cadeia, vocês vão se emocionar com isso aí”, pontuou.

Na avaliação do ex-presidente, a discussão sobre a anistia seria mais importante do que a possível reversão de sua inelegibilidade. “Prioridade nossa é o pessoal que tá preso, eu sou segundo plano”, garantiu.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?