Após IPCA de abril, Tebet defende manter inflação perto da meta de 3%
IPCA, que mede a inflação oficial do país, registrou alta de 0,38% em abril, segundo divulgação do IBGE nesta sexta-feira (10/5)
atualizado
Compartilhar notícia
Após o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, registrar alta de 0,38% em abril, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, defendeu a inflação perto da meta de 3%. A meta de inflação para 2024 definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual, para mais ou para menos, podendo oscilar entre 1,5% e 4,5%.
A inflação projetada dentro desse intervalo é um dos fatores que ajudam o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) a reduzir a taxa básica de juros da economia, a Selic.
Geração de emprego e renda
Um reflexo de Selic mais baixa é o estímulo do crescimento econômico e geração de emprego e renda. Na última reunião do Copom, nesta semana, a taxa foi cortada em 0,25 ponto percentual (p.p.), passando para 10,50% ao ano.
“Manter a inflação perto da meta de 3% é essencial para estabilizar a economia e proteger o bolso da população”, escreveu Tebet pelas redes sociais.
O IPCA de abril ficou 0,22 p.p. acima do valor de março (0,16%). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (10/5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número foi pouco superior à expectativa do mercado, que esperava uma elevação de 0,35%.
No acumulado em 12 meses até abril, o IPCA ficou em 3,69%, abaixo dos 3,93% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Os especialistas também esperavam um valor menor, de 3,65% para o período.
Sobre o IPCA
O IPCA abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, enquanto o INPC, as famílias com rendimentos de 1 a 5 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju. O próximo resultado do IPCA, referente a maio, será divulgado em 11 de junho.