Após insultos, Milei manda carta a Lula e pede “construção de laços”
No documento entregue ao ministro das Relações Exteriores, Milei defende a cooperação entre os países e fala em “construção de laços”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Argentina, Javier Milei, enviou uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em que fala sobre as relações entre os dois países e convida o chefe do Executivo brasileiro para a sua posse, em 10 de dezembro.
O documento foi entregue ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, durante a visita da futura chanceler argentina Diana Mondino, neste domingo (26/11).
Na carta, divulgada na íntegra pelo jornal argentino Clarín, Milei adota um tom amistoso, depois de uma campanha recheada de insultos ao brasileiro, e destaca a proximidade dos países em termos geográficos e históricos e defende que haja cooperação para o desenvolvimento das nações.
“Ambas as nações têm muitos desafios pela frente e estou convencido de que uma mudança econômica, social e cultural, baseada nos princípios da liberdade, irá posicionar-nos como países competitivos nos quais os seus cidadãos podem desenvolver as suas capacidades ao máximo e assim, escolher o futuro que desejam”, afirmou o presidente eleito.
“Desejamos continuar a compartilhar áreas de complementaridade, a nível da integração física, do comércio e da presença internacional, que permitam que toda esta ação conjunta se traduza, de ambos os lados, em crescimento e prosperidade para os argentinos e brasileiros”, acrescentou.
Ao final, Milei diz esperar um “trabalho frutífero” e uma “construção de laços” entre os dois países e que deseja encontra com Lula em breve.