metropoles.com

Após impasses, oito comissões da Câmara concluem escolha de comando

Escolha da presidência das comissões da Câmara dos Deputados é feita a partir da proporcionalidade partidária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Spada / Câmara dos Deputados
imagem colorida mostra eleição da deputada carol de toni (PL-SC) na CCJ da Câmara dos Deputados - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida mostra eleição da deputada carol de toni (PL-SC) na CCJ da Câmara dos Deputados - Metrópoles - Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados retoma, a partir desta terça-feira (12/3), as eleições para as presidências das comissões permanentes da Casa. Oito colegiados ainda precisam definir seus presidentes, depois da divisão feita por líderes partidários com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

A distribuição segue o critério da proporcionalidade partidária, ou seja: o partido com o maior bancada tem a preferência na escolha da primeira comissão e, assim, sucessivamente. Dessa forma, chegaram à presidência de importantes colegiados da Câmara nomes da chamada ala ideológica do Partido Liberal (PL): Nikolas Ferreira (PL-MG) na Comissão de Educação e Carol de Toni (PL-SC) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A bancada do PL conta com 96 deputados e é a maior da Câmara.

Das 30 comissões permanentes da Câmara, 19 elegeram os novos presidentes na semana passada.

Duas comissões serão instaladas nesta terça, com posterior eleição para a presidência: a Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais e a de Administração e Serviço Público.

Na quarta-feira (13/3), outras três comissões serão instaladas:

  • Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional;
  • Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação; e
  • Comissão de Comunicação.

Três colegiados já foram instalados na semana passada, e elegem os presidentes também na quarta-feira. São eles:

  • Comissão de Turismo;
  • Comissão de Minas e Energia;
  • Comissão de Defesa dos Direitos da Mulheres.

O Partido Social Democrático (PSD) confirmou os nomes escolhidos para assumir a Comissão de Turismo e de Minas e Energia: os deputados Paulo Litro (PSD-PR) e Júnior Ferrari (PSD-PA), respectivamente.

Já o União Brasil estará no comando da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional, segunda com maior valor de emendas parlamentares.

A Comissão de Comunicação deve ser chefiada pelo deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM). O parlamentar teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Amazonas (TRE-AM) no fim de janeiro em primeira instância. Como mostrou a coluna Guilherme Amado, do Metrópoles, Câmara é irmão do dono da rede de comunicação Boas Novas, de Manaus.

Além de conduzir sessões sobre liberdade de imprensa e regulação das redes sociais, Silas Câmara terá poder para atuar em um campo onde sua família tem interesses econômicos. Irmão de Silas, o também pastor Samuel Câmara é dono da rede Boas Novas, de Manaus. O carro-chefe da TV e das rádios é o conteúdo gospel.

Acordos

O Partido dos Trabalhadores (PT), por sua vez, priorizou a escolha da Comissão da Saúde, responsável por liberação do maior volume de emendas.

A federação da qual o PT faz parte, junto ao PCdoB e PV, também comandará, entre outros colegiados, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O grupo foi utilizado no ano passado pela oposição para aprovar sucessivas convocações de ministros de Estado do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O União Brasil, que conta com 59 deputados, trocou o comando da Comissão de Segurança Pública e Crime Organizado pelo da de Relações Exteriores com o PL. Nos bastidores, as siglas teriam acordado o apoio da bancada do PL à eleição de Elmar Nascimento (União-BA) para a presidência da Câmara dos Deputados no ano que vem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?