metropoles.com

Após imagens da invasão ao STF, Cappelli reforça: “Lei será cumprida”

Registros de câmeras de segurança mostram que agentes da PM não agiram diante da invasão e depredação de prédio do STF por golpistas, em 8/1

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ricardo Capelli, interventor federal da segurança do DF, durante coletiva de imprensa em unidade da Polícia Militar. Ele aparece ao lado da governadora em exercício, Celina Leão - Metrópoles
1 de 1 Ricardo Capelli, interventor federal da segurança do DF, durante coletiva de imprensa em unidade da Polícia Militar. Ele aparece ao lado da governadora em exercício, Celina Leão - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O interventor da União na segurança do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, defendeu, na manhã desta quinta-feira (26/1), que as imagens feitas por câmeras de segurança do Supremo Tribunal Federal (STF) no dia em que golpistas invadiram as sedes dos Três Poderes, confirmam uma “falta de planejamento” e uma execução “fora dos padrões”, por parte da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

Os registros, obtidos pelo Metrópoles e divulgados nessa quarta-feira (26), mostram que bolsonaristas que depredaram o Supremo Tribunal Federal (STF) nos atos golpistas de 8 de janeiro não sofreram tentativa de contenção por parte da Polícia Militar do Distrito Federal.

Munidos de estilingues, paus, pedras, máscaras e luvas, os manifestantes não foram barrados por agentes da PM. Sem agir, muitos policias, inclusive, foram filmados observando os manifestantes depredarem o patrimônio público e até tirando fotos das cenas de vandalismo.

Mesmo equipados com o caminhão Centurion, usado para dispersar manifestações violentas, os agentes ficaram inertes à passagem dos extremistas que já tinham quebrado o Palácio do Planalto e parte do Congresso. Imagens mostram que os manifestantes ultrapassaram os equipamentos de contenção sem qualquer interferência.

Veja:

Prejúzo dos atos

A projeção inicial do STF é de que o prejuízo causado pelos golpistas é de R$ 5,923 milhões. O plenário da Corte foi destruído, as vidraças quebradas e as obras de arte do prédio depredadas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?