metropoles.com

Após fuga em saída de Natal, presos vão usar tornozeleira para visitas

Medida foi adotada pela Justiça do Rio após a divulgação do número de evasões de presos, na liberação concedidas no fim do ano de 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
complexo penitenciário de gericinó
1 de 1 complexo penitenciário de gericinó - Foto: Reprodução

Rio de Janeiro – A fuga em massa de presos liberados na saidinha Natal no Rio de Janeiro obrigou a Justiça a intervir para evitar novas evasões dos presídios fluminenses. A partir de agora, os presidiários que visitarem as famílias terão que usar tornozeleira eletrônica.

O juiz da Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Rio, Marcello Rubioli, determinou que as concessões de visitas periódicas tenham monitoramento eletrônico.  A decisão de colocar tornozeleira eletrônica nos presos afeta principalmente os integrantes de facções criminosas.

A medida foi tomada após a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) divulgar o número de evasões de presos durante as saídas temporárias para visitação à família, que ocorrem desde agosto de 2021.

“O descompasso e descumprimento da missão administrativa da secretaria gera à toda a população carcerária e aos evadidos, sensação de impunidade e descrédito do instituto, o qual tem por desiderato valorizar e restabelecer os laços familiares”, ressaltou.

Dos cerca de 31 mil presos no sistema penitenciário do estado do Rio de Janeiro, 1.100 saíram e 580 não retornaram no prazo estabelecido. “Confrontando-se os quantitativos de não retorno por unidade, apura-se, facilmente, uma ação coordenada e engendrada por facção criminosa”, destacou Rubioli.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?