metropoles.com

Após fim da trégua em Gaza, Lula se reúne com presidente de Israel

Lula teve agenda bilateral com o líder israelense às margens da COP28, em Dubai. Segundo Planalto, eles discutiram a questão dos reféns

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ UNclimatechange
imagem colorida chefes de Estado na COP28- - metrópoles
1 de 1 imagem colorida chefes de Estado na COP28- - metrópoles - Foto: <p>Reprodução/<br /> UNclimatechange</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p>

Enviada especial a Dubai* – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente de Israel, Isaac Herzog, nesta sexta-feira (1º/12), horas após o fim do período de cessar-fogo entre o governo israelense e o grupo fundamentalista Hamas.

Os dois chefes de Estado estão em Dubai, nos Emirados Árabes, para a Conferência das Nações Unidas para Mudança do Clima (COP28). Durante a agenda a portas fechadas, eles discutiram a crise humanitária causada pelo conflito e debateram a questão das centenas de reféns capturados pelo Hamas.

O cessar-fogo entre Israel e o grupo extremista acabou no sexto dia e, nesta sexta-feira, os bombardeios israelenses recomeçaram na Faixa de Gaza. De acordo com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o Hamas não concordou em libertar mais reféns, como o combinado. Assim, infringiu os termos da trégua, e a guerra continuou.

3 imagens
Chefes de Estado na COP28
Chefes de Estado na COP28
1 de 3

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, faz um discurso na cerimônia de abertura da Cúpula Mundial de Ação Climática durante a COP28, em Dubai

Chris Jackson/Getty Images
2 de 3

Chefes de Estado na COP28

Reprodução/ UNclimatechange
3 de 3

Chefes de Estado na COP28

Reprodução/ UNclimatechange

Discurso de Lula na COP28

Mais cedo, durante discurso a líderes globais na COP28, Lula condenou a guerra e os investimentos em armamento que, segundo ele, deveriam ser direcionados para combate à fome e desigualdades.

“Quantas toneladas de carbono são emitidas pelos mísseis que cruzam o céu e desabam sobre civis inocentes, sobretudo criança e mulheres famintas?”, questionou.

Além de Herzog, Lula tem uma série de agendas bilaterais marcadas para esta sexta-feira (1º/12), às margens da conferência do clima.

O petista deve se reunir com o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, e os primeiros-ministros do Reino Unido, Rishi Sunak, e da Espanha, Pedro Sanchez, além do secretário-geral da ONU, António Guterres e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Retorno dos bombardeios

Cerca de 30 minutos após o fim do cessar-fogo, às 7h30 do horário local (2h30, horário de Brasília), Israel iniciou um ataque aéreo no sul de Gaza, em locais como a comunidade de Abassan, a leste da cidade de Khan Younis. Uma casa a noroeste da Cidade de Gaza também foi atingida.

De acordo com o gabinete de Netanyahu, o governo retomou os bombardeios no enclave palestino porque Hamas não libertou todas as mulheres que eram reféns e ainda lançou foguetes contra Israel.

“Com o recomeço dos combates, enfatizamos que o governo israelense está empenhado em alcançar os objetivos da guerra: libertar os nossos reféns, eliminar o Hamas e garantir que Gaza nunca representará uma ameaça para os residentes de Israel”, postou o gabinete do primeiro-ministro.

Já o Hamas diz que Israel não aceitou proposta para libertar mais prisioneiros e os cadáveres de uma família israelense morta em ataques aéreos do país.

Em comunicado, o grupo afirmou que os israelenses recusaram “todas estas ofertas porque tinham [tomado] decisão prévia de retomar a sua agressão criminosa contra a Faixa de Gaza”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?