Após falas sexistas, Arthur do Val se filia ao União Brasil
Outros membros do MBL já tinham anunciado a troca do Podemos pelo União Brasil; Do Val saiu do Podemos em 8 de março
atualizado
Compartilhar notícia
São Paulo – O deputado estadual Arthur do Val se filiou ao União Brasil. Ele estava sem partido desde que deixou o Podemos em 8 de março, após virem à tona áudios, divulgados pelo Metrópoles, nos quais diz que mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres”, entre outras afirmações sexistas.
A filiação de Do Val segue o caminho de membros do Movimento Brasil Livre (MBL) – grupo do qual o deputado fazia parte até antes do escândalo –, que anunciaram, na última segunda-feira (28/3), a troca do Podemos pelo União Brasil.
Ao Metrópoles, o deputado disse que não ia comentar o assunto.
O parlamentar, conhecido como Mamãe Falei, está sendo investigado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em um processo que pode culminar na sua suspensão ou perda de mandato.
Em defesa prévia enviada ao conselho no dia 17 de março, Do Val pediu o arquivamento das representações contra ele por se basearem “em provas obtidas de forma ilícita”.
Em 4 de março, a coluna Igor Gadelha, do Metrópoles, divulgou áudios nos quais o parlamentar disse as falas sexistas. Os áudios foram enviados em grupos de WhatsApp do MBL.
A defesa do político ainda afirma que suas falas são equiparadas a “manifestação de pensamento” e que “ainda que repulsivas e grotescas – e assim são, de fato, pois já reconhecidas como tal pelo próprio acusado –, são opiniões manifestadas de forma privada, equiparando o eventual ilícito a ‘crime de opinião’”.