metropoles.com

Após fala de Zema, Marina diz que Sul e Sudeste “não têm vida” sem Amazônia

Fala de Marina é reação ao discurso feito pelo governador de MG, Romeu Zema, contra suposto favorecimento do Norte e Nordeste no Congresso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Foto colorida de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Marina Silva, ministra do Meio Ambiente - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou, neste domingo (6/8), que estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste “não têm vida” sem as unidades federativas que ocupam a Amazônia.

A declaração foi dada durante o evento Diálogos Amazônicos, em Belém (PA), que antecede a Cúpula do Clima. Com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de mandatários de diversos países amazônidas, o evento tem início na terça-feira (8/8).

A fala de Marina é reação ao discurso feito pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, contra um suposto favorecimento de estados do Norte e do Nordeste em pautas econômicas que tramitam no Congresso Nacional, como a reforma tributária. 

O texto, que será apreciado pelo Senado nos próximos meses, prevê a criação de um fundo para estados menos desenvolvidos.

“Outras regiões do Brasil, com estados muito menores em termos de economia e população se unem e conseguem votar e aprovar uma série de projetos em Brasília. E nós, que representamos 56% dos brasileiros, mas que sempre ficamos cada um por si, olhando só o seu quintal, perdemos. Ficou claro nessa reforma tributária que já começamos a mostrar nosso peso”, disse Zema.

Brasil depende da Amazônia, diz Marina

Questionada sobre o assunto, Marina afirmou que não viu a declaração do governador, mas ressaltou a importância dos estados do Norte e do Nordeste na economia do Brasil e da América do Sul.

“Eu não vi a fala do governador, não sei o contexto, mas o que posso dizer é que as chuvas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste são produzidas pela Amazônia, e os povos originários da Amazônia são responsáveis pela maior parte da preservação dessa floresta. Setenta e cinco por cento do PIB da América do Sul está relacionado às chuvas produzidas pela Amazônia”, disse a ministra.

Marina também pontuou: “Sem a Amazônia, não tem como ter agricultura, indústria, não tem como o Brasil sequer ter vida no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, porque a ciência diz que seria um deserto como o Atacama ou o Saara”.

De acordo com a ministra, a importância dos estados não se dá devido ao “peso populacional”, e sim pela justiça ambiental e da parcela do Produto Interno Bruto [PIB] gerada pela região.

“Quem mede o nosso peso pela nossa quantidade precisa entender um pouco mais de qualidade”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?