metropoles.com

Após explosões, Câmara reabre e Senado segue fechado nesta quinta

Câmara aumentou número de raios-X na entrada da chapelaria, já Senado segue sem acesso. Congresso está fechado para visitantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Foto colorida do Congresso Nacional - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Congresso Nacional - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O prédio do Congresso Nacional segue parcialmente fechado nesta quinta-feira (14/11) depois das explosões em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao redor da Câmara dos Deputados. O Senado segue cerrado, enquanto a Câmara reabriu nesta tarde.

Na Casa Baixa, a entrada principal, conhecida como chapelaria, está aberta com reforço no número de raios-x para acesso ao prédio. Já a Casa Alta segue com todos os acessos fechados. Na sexta (15/11) é o feriado da Proclamação da República e ambas as Casas só devem reabrir normalmente na segunda-feira (18/11).

As visitas guiadas pelo Congresso também estão suspensos ao menos até domingo (17/11). A previsão é que as visitas devem ser retomadas na segunda-feira (18/11), mas ainda não está definido.

Na noite de quarta-feira (13/11), a Praça dos Três Poderes foi cenário de ataques com explosivos. Por volta das 19h30, um homem se explodiu em frente ao STF. Momentos antes, houve a explosão de um carro estacionado no Anexo IV da Câmara dos Deputados.

O carro envolvido na explosão era um Kia Shuma, de cor prata. O proprietário, identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, é o homem que morreu em frente ao STF.

Ele foi candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL), em 2020, na cidade de Rio do Sul (SC), onde vivia. Lá, ele era conhecido como Tiü França.

Vídeo mostra momento que homem-bomba se explode

Câmeras de segurança do Supremo Tribunal Federal (STF) registraram o instante exato em que Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, detonou um explosivo em frente à Corte, na noite dessa quarta-feira (13/11).

Nas imagens, é possível visualizar o momento em que o homem-bomba arremessa explosivos em direção à Estátua da Justiça. Em seguida, ele se deita, e o artefato acende, solta fumaça e explode. Surgem fogos de artifício à esquerda da imagem, e mais fumaça sai da região próxima à cabeça do homem.

Assista: 

O vídeo também mostra quando Francisco chega ao STF, segurando um guarda-chuva. Depois, ele larga o item, abre o que aparenta ser uma mochila, tira alguns itens de dentro dela e os atira em direção à estátua da Justiça.

Seguranças do próprio STF se aproximam de Francisco. Um deles chega a parar na frente da estátua. Então, o homem aparece com um objeto inflamável nas mãos e o arremessa em direção ao prédio.

Em seguida, os funcionários da Corte se afastam. Neste momento, é possível ver uma fumaça saindo do corpo de Francisco. Segundos depois, um fogo surge na cabeça dele e ele cai no chão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?