metropoles.com

Após erro, 46 pessoas tomam vacina da Covid no lugar de dose da gripe

Com isso, receberam a primeira dose da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, 18 adultos, entre eles uma gestante, e 28 crianças

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Caixa da vacina Coronavac em sao paulo 2
1 de 1 Caixa da vacina Coronavac em sao paulo 2 - Foto: null

Um equívoco na última terça-feira (13/4) fez com que 46 pessoas que deveriam se vacinar contra a gripe recebessem dose para combater a Covid-19. Uma técnica de enfermagem teria se confundido na separação dos frascos das doses dos imunizantes.

Com isso, receberam a primeira dose da Coronavac — imunobiológico produzido pelo Instituto Butantan —, na Escola José Cruz, 18 adultos, entre eles uma gestante, e 28 crianças. Ao G1, a Secretaria Municipal de Saúde de Itirapina (SP), onde o caso ocorreu, afirmou que o erro só foi notado devido ao controle no estoque das vacinas contra a Covid-19.

O Butantan voltou a reforçar que, “conforme indicado em bula, o imunizante é indicado para indivíduos com 18 anos ou mais, e não há conclusões científicas até o momento de segurança ou eficácia da vacina na população pediátrica ou em gestantes”.

Segundo o governo do estado, foram disponibilizados em São Paulo, a partir de segunda-feira (12/4), mais de 4 mil postos de vacinação fixos e volantes no SUS estadual, preparados para aplicar as doses contra a influenza nos grupos prioritários.

Entre as 28 crianças que receberam a dose, há um menino de apenas 1 ano e 10 meses. A recomendação pediátrica e da Vigilância em Saúde é de que as mães fiquem em observação constante. Uma equipe médica avaliará e orientará, por 14 dias, todas as pessoas vacinadas por engano.

Em nota, a Prefeitura de Itirapina informou que as “providências para a segurança dessas pessoas foram tomadas e, segundo orientação dos médicos especialistas consultados, o fato não traz riscos para a saúde dos envolvidos”. “É importante salientar que, até o momento, nenhuma anormalidade foi detectada”, pontuou.

Em dezembro, o coordenador-executivo do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo, João Gabbardo dos Reis, afirmou, em coletiva de imprensa, que a Coronavac não é indicada para menores de 18 anos nem para gestantes.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?