Após embaixada reabrir, presidente do Benim visita Lula em Brasília
Os presidentes falarão de temas como o combate à fome, prioridade do Brasil na Presidência do G20 este ano, e reforma da ONU
atualizado
Compartilhar notícia
Patrice Talon, presidente do Benim, visita o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta quinta-feira (23/5), no Palácio do Planalto. O encontro acontece poucos meses após a embaixada do país reabrir em Brasília.
As autoridades terão conversas sobre parcerias nos temas do comércio, investimento, agricultura, energia, cultura e turismo.
Além disso, os presidentes discutirão a Aliança Contra a Fome, proposta pelo Brasil durante a Presidência do G20, o Grupo dos Vinte. Eles ainda irão abordar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP), em Belém (PA) no próximo ano.
Lula e Talon falarão também de uma reforma na governança internacional da Organização das Nações Unidas (ONU), defendida pelo presidente brasileiro para incluir países latino-americanos e africanos nos assentos permanentes dos principais conselhos.
O petista tem uma boa relação com o país e foi o primeiro presidente brasileiro a visitar o Benim, em 2006.
Agenda internacional
Após uma forte agenda internacional no primeiro ano do mandato, Lula tem dedicado parte do foco para os compromissos nacionais em 2024, motivado também pelas eleições municipais.
Apesar disso, o presidente já recebeu outros três chefes de Estado em Brasília este ano: Pedro Sánchez, presidente de governo da Espanha, em fevereiro; Emmanuel Macron, presidente da França, em março; e o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, em maio.