Após divulgação de condenação, secretário de Paes pede exoneração do cargo
Fábio Dalmasso Coutinho foi condenado por falsificar assinatura da própria mãe em um cheque. É a primeira baixa no governo de Eduardo Paes
atualizado
Compartilhar notícia
O secretário municipal de Habitação da prefeitura do Rio, Fábio Dalmasso Coutinho, pediu demissão do cargo nesta quarta-feira (13/1). Trata-se da primeira baixa no alto escalão, com apenas 13 dias do governo do prefeito Eduardo Paes (DEM). As informações são do jornal O Globo.
O pedido de exoneração foi feito após o RJ2, da TV Globo, noticiar que Fábio já foi condenado e cumpriu pena há menos de oito anos, por falsificar a assinatura da própria mãe, Gilce Damasso, em um cheque. Um dos requisitos para ocupar cargos comissionados na prefeitura do Rio é não ter condenação em segunda instância (leia mais abaixo).
Fábio Dalmasso Coutinho foi condenado a dois anos de prisão pelo crime. Em 2016, teve a pena convertida em pagamento de serviços comunitários e doação de cestas básicas por seis meses. Ele chegou a recorrer da decisão, mas o pedido foi negado.
Nomeação de condenados
Ao tomar posse, em 1º de janeiro deste ano, o prefeito Eduardo Paes publicou um decreto que estabelece que todos os ocupantes de cargos comissionados devem declarar, no dia da posse, não terem condenação transitada em julgado.
Em nota, a Secretaria Municipal de Governo afirmou que ainda está analisando a documentação apresentada pelo secretário e que vai rever a nomeação, caso haja irregularidade.