metropoles.com

Após disputa com Bivar, Rueda assume presidência do União Brasil

Evento contou com presença de parlamentares de oposição, mas base governista não marcou presença

atualizado

Compartilhar notícia

Mariah Aquino/Metrópoles
posse união brasil
1 de 1 posse união brasil - Foto: Mariah Aquino/Metrópoles

O advogado Antonio Rueda toma posse, na noite desta terça (11/6), como presidente-executivo nacional do União Brasil. A cerimônia que marcou a mudança na direção do partido foi feita em Brasília (DF).

Os ministros Silvio Costa Filho (Republicanos), de Portos e Aeroportos; e Juscelino Filho (União Brasil), das Comunicações; representaram o governo federal. Governadores como Claudio Castro (PL) e Mauro Mendes (União) estiveram presentem, mas o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, apontado como pré-candidato à Presidência em 2026, não compareceu.

Diferentes parlamentares de oposição marcaram presença, como o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ). A base governista, porém, não foi vista.

Rueda substitui o deputado federal Luciano Bivar no cargo, após disputa tumultuada nos últimos meses. Bivar foi afastado do cargo pela executiva nacional, mas não foi expulso da sigla.

A tensão na sigla se agravou depois que duas casas em Pernambuco ligadas a Rueda foram incendiadas. O episódio é investigado como criminosos. Luciano Bivar, por sua vez, nega qualquer envolvimento no caso.

No entanto, membros do partido acusam Bivar de ameaçar Rueda antes dos incêndios. A postura de Bivar o isolou dentro do partido, e Rueda conquistou o apoio dos colegas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?