metropoles.com

Após desgaste, Temer desiste de aumentar alíquota do Imposto de Renda

Mais cedo, o presidente afirmou que a medida era estudada pelo governo. Em nota, recuou e disse que a menção foi “genérica”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
MICHEL TEMER
1 de 1 MICHEL TEMER - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Michel Temer (PMDB) recuou sobre a possibilidade de aumentar as alíquotas do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). Em nota divulgada na noite desta terça-feira (8/8), o peemedebista desistiu do ajuste após o intenso desgaste sofrido ao longo do dia.

De acordo com o documento, assinado pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República, Temer “não encaminhará proposta de elevação do Imposto de Renda ao Congresso Nacional”.

Mais cedo, o presidente tinha admitido que a equipe econômica do governo estudava uma alíquota maior para o IRPF. Ponderou, no entanto, que ainda não seria o momento para isso. “Não há nada decidido”, disse, após participar de evento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) em São Paulo.

A declaração causou grande repercussão e levou o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a afirmar que a medida não seria aprovada na Casa. “Se tiver que passar pela Câmara, não passa”, disse.

Veja a nota do Planalto na íntegra:

“A Presidência da República não encaminhará proposta de elevação do Imposto de Renda ao Congresso Nacional. O presidente Michel Temer fez hoje menção genérica a estudos da área econômica, que são permanentemente feitos. Esclarecemos que hoje esses estudos estão focados prioritariamente em reduzir despesas e cortar gastos, na tentativa obstinada de evitar o aumento da carga tributária brasileira. E com esse foco o governo federal continuará trabalhando.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?