metropoles.com

Após desastre em Minas Gerais, chuva ameaça outros estados. Veja quais

Institutos de previsão meteorológica explicam fatores que favorecem a formação de chuvas em grande parte do território nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/ METRÓPOLES @vinicius.foto
Alerta da Defesa Civil aponta que chuvas intensas devem começar na véspera de Natal. As temperaturas sobem no dia 24 e 25 de dezembro - Metrópoles
1 de 1 Alerta da Defesa Civil aponta que chuvas intensas devem começar na véspera de Natal. As temperaturas sobem no dia 24 e 25 de dezembro - Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/ METRÓPOLES @vinicius.foto

O ano começou com fortes chuvas em várias regiões do Brasil. Com pelo menos 10 mortes, Minas Gerais é estado onde as precipitações causaram mais prejuízos humanos. E a semana começou com previsão de chuvas de grande volume em outras unidades da Federação.

O site Climatempo sinaliza que a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), atuante entre a Bahia e o Amazonas, é um fator que contribui para o aumento das chuvas nesta faixa do mapa. Já o Amapá e a costa nordestina terão as precipitações influenciadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCit).

A ZCAS é um sistema meteorológico que aumenta o volume e a frequência de chuvas em regiões do Brasil. A principal característica dela é a formação de uma extensa faixa de nuvens que vai do sul da Amazônia até o Sudeste do Brasil. Essa faixa diagonal pode se deslocar mais ao sul ou ao norte.

A ZCit também é formada pela atuação simultânea de distintas movimentações atmosféricas. No verão, ela também atua para favorecer as chuvas pelo Brasil. No momento, ela exerce influência meteorológica.

Saiba mais:

  • Os modelos meteorológicos do Climatempo avaliam que a chuva pode se fazer mais persistente, acumulando volumes altos em um curto período entre o Maranhão, Piauí e parte do Ceará.
  • Isto também poderá acontecer no estado de Pernambuco, áreas do centro-sul do Pará, sul do Amazonas, em Rondônia, no norte de Mato Grosso, no Tocantins, em Goiás e em todo o estado da Bahia.
  • Áreas como o extremo norte de Mato Grosso do Sul e a divisa de Mato Grosso com Goiás terão condições propícias para temporais.
  • Há temporais que são esperados no centro-norte e noroeste de Minas Gerais.
  • O Espírito Santo poderá enfrentar pancadas de chuva de moderada a forte e há chance de ventos de até 70 quilômetros por hora (km/h).
  • São Paulo e Rio terão tempo mais típico de verão, com pancadas de chuvas.

Alerta laranja

As consequências dos múltiplos sistemas meteorológicos em atuação também chamam a atenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O instituto emitiu um alerta laranja de chuvas intensas de grande perigo. O aviso tem vigência até as 10h desta terça-feira (13/1).

O alerta laranja significa que há perigo de chuvas intensas. São previstos ventos de até 100 km/h e precipitações que, no acumulado do dia, alcancem a marca de até 100 milímetros (mm).

O alerta do Inmet alcança os estados de Rondônia, Pará, Mato Grosso, Goiás, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão e Tocantins. Ao todo, 1.550 das 5.570 cidades do Brasil estão com o indicativo de chuvas intensas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?