metropoles.com

Após derrotas, veja candidatos que Lula deve apoiar nas capitais

O PT, do presidente Lula, vai disputar apenas quatro das 15 capitais que vão escolher seus prefeitos no segundo turno

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
Imagem coloria mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Metrópoles
1 de 1 Imagem coloria mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Metrópoles - Foto: <p>Igo Estrela/Metrópoles<br /> @igoestrela</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div><script type="text/javascript" class="teads" async="true" src="//a.teads.tv/page/68267/tag"></script> </div></p><div class="m-wrapper-banner-video"><div class="m-banner-video m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div class="MTP_VIDEO" id="publicidade-video"></div></div></div></p>

O Partido dos Trabalhadores (PT) vai disputar quatro das 15 capitais que escolherão seus prefeitos no segundo turno. Com o recomeço da campanha eleitoral, o principal nome da sigla, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve concentrar seu apoio em candidatos que terão embate direto com bolsonaristas.

O PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, disputa o segundo turno em nove capitais  — duas delas, contra nomes do PT. Em locais em que não há representantes da sigla, a tendência é que Lula feche apoio a candidatos de partidos da base do governo.

Um dos nomes que já tem o apoio certo de Lula é o do atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), que vai enfrentar Bruno Engler, do PL. Segundo o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, Lula conversou com Fuad após o resultado de domingo e reafirmou o apoio à candidatura.

O presidente já havia sinalizado o interesse em endossar a campanha do atual prefeito, mas o PT optou por lançar uma candidatura própria, a do deputado federal Rogério Correia. O petista acabou em sexto na disputa pela prefeitura, com apenas 4% dos votos.

Outro político que deve ter o apoio de Lula é Igor Normando (MDB), que concorre à prefeitura de Belém. Ele vai enfrentar o deputado federal pelo PL Delegado Éder Mauro. No primeiro turno, o chefe do Executivo abraçou a candidatura à reeleição de Edmilson Rodrigues (PSol), mas o político não teve votos suficientes e ficou marcado como o primeiro prefeito de Belém a não conseguir se reeleger.

No final de semana, Lula viaja para a capital, onde vai participar das comemorações do Círio de Nazaré. Na ocasião, ele deve se encontrar com Normando, que é primo de segundo grau do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB). O governador apoiou a candidatura de Lula no segundo turno de 2022 e é irmão do ministro das Cidades, Jader Filho.

Fortaleza, Natal, Cuiabá e Porto Alegre, onde postulantes do PT concorrem às prefeituras, têm apoio certo do chefe do Executivo. Em São Paulo, o partido do presidente compõe a chapa de Guilherme Boulos (PSol). Nas outras oito capitais, o cenário ainda é indefinido.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?