Após denúncia, órgãos federais reforçam segurança em terra Xipaya
Indígenas do território Xipaya, no Pará, denunciaram invasão de garimpeiros. Polícia Federal, Ibama e Funai reforçam proteção
atualizado
Compartilhar notícia
Após indígenas do território Xipaya, localizado cerca de 400 quilômetros de Altamira, no Pará, denunciarem suposta invasão de garimpeiros ao local, na noite de quinta-feira (14/4), forças policiais e do meio ambiente anunciaram reforço na segurança da área.
Segundo a cacica Juma Xipaya, liderança indígena da região, os garimpeiros invadiram o local em uma balsa. “Estão destruindo o nosso território, estão com armas pesadas”, disse.
Juma disse que seu pai tentou se aproximar para entender o conflito, mas foi recebido violentamente pelos garimpeiros. A indígena contou que lideranças de outras aldeias se dirigiram ao local para tentar dialogar com os invasores.
Após a denúncia, a Polícia Federal, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), a Força Nacional, o Ibama e a Fundação Nacional do Índio (Funai), anunciaram que estão em ação para reprimir qualquer atentado aos direitos da comunidade indígena Xipaya e infrações a crime ambientais.
Os órgãos mantêm trabalhos ostensivos na região de Itaituba, Altamira, Novo Progresso e São Félix do Xingu, no estado do Pará, no contexto da operação Guardiões do Bioma.
“Para evitar que haja confronto entre indígenas e garimpeiros, em razão dos possíveis crimes de extração ilegal de minérios na região da Reserva Extrativista do Iriri e possíveis crimes contra a comunidade indígena Xipaia, houve o reforço da segurança e da fiscalização no local”, diz nota conjunta.
Equipe da Força Nacional que fazia segurança na Reserva Extrativista do Iriri, que fica próxima à Terra Indígena Xipaia, já está no local.
Em paralelo, outras equipes da Força Nacional e da Polícia Federal em Itaituba/PA estão em deslocamento, com apoio da Funai, para a mesma região, de forma a reforçar a segurança e combater o garimpo ilegal na Reserva Extrativista do Iriri e na Terra Indígena Xipaia.