Após demitir Ana Moser, Lula divulga foto cercado por ministras
Demissão de Ana Moser para acomodar Centrão no governo faz militância de esquerda pressionar Lula
atualizado
Compartilhar notícia
A demissão de Ana Moser do cargo de ministra do Esporte está decepcionando a militância mais ideológica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tanto por Moser estar sendo trocada por um indicado do Centrão, o deputado federal André Fufuca (PP-MA), quanto pela perda de espaço feminino em uma gestão que levanta o discurso da igualdade de gênero.
Neste momento de críticas, as mulheres que seguem no governo tiveram lugar de destaque na tribuna das autoridades durante o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em Brasília. A organização do evento posicionou Lula junto a suas ministras Nisia Trindade (Saúde), Simone Tebet (Planejamento), Marina Silva (Meio Ambiente), Esther Dweck (Gestão), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Margareth Menezes (Cultura), Anielle Franco (Igualdade Racial), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Cida Gonçalves (Mulheres).
Apesar de movimentações ao longo do desfile, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (7/9), em Brasília, as mulheres, incluindo a primeira-dama, Janja, estiveram mais próximas de Lula do que os ministros homens e chegaram a posar para uma foto com ele para as lentes do fotógrafo oficial da presidência, Ricardo Stuckert. Veja:
🇧🇷 #7deSetembro
Presidente Lula posa ao lado de ministros durante o desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios pic.twitter.com/pOzku2Xjp0
— Metrópoles (@Metropoles) September 7, 2023
Sem agradecimento público
Além de estar sendo criticado pela demissão em si, Lula também apanha nas redes por não ter publicamente agradecido pelo trabalho de Ana Moser. O presidente se reuniu com a ministra demissionária duas vezes nesta semana, mas a portas fechadas.
O ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, falou com os jornalistas antes do desfile e defendeu Lula ao ser questionado sobre o tema. “Quero registrar o carinho, a admiração e o agradecimento do trabalho que vinha sendo feito pela ministra Ana Moser na área do esporte. O presidente Lula tem uma grande consideração pela ministra Ana Moser”, disse Padilha.
“O presidente Lula considera e acredita que a ministra Ana Moser vai continuar colaborando com o esporte brasileiro, com as políticas públicas federais. Ela tem um apreço muito grande na relação do esporte e da educação”, continuou o ministro, sem dar detalhes.
A própria Ana Moser divulgou nota, ainda na quarta, na qual disse encarar “com tristeza e consternação” a troca por André Fufuca.
A ex-ministra foi vista em voo que deixou Brasília em direção a São Paulo na manhã desta quarta-feira. Antes de começar o desfile de 7 de setembro, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, agradeceu pelo trabalho de Ana Moser.
➡️ Ana Moser, agora ex-ministra do Esporte, foi filmada em um avião deixando #Brasília. Voo segue em direção ao Aeroporto de Congonhas, em #SãoPaulo pic.twitter.com/Q2hWKBJrlG
— Metrópoles (@Metropoles) September 7, 2023
Ministras se manifestam
Duas das ministras de Lula se posicionaram sobre a demissão de Ana Moser com palavras elogiosas a ex-colega.
“Com trajetória admirável, Ana Moser recuperou o papel social transformador do esporte em 8 meses de governo. Atuou incansavelmente pela valorização do futebol feminino e pela igualdade entre atletas mulheres e homens. Tenho certeza que nos encontraremos em futuras parcerias!”, escreveu Cida Gonçalves.
“Com seriedade e competência, Ana Moser encara o esporte enquanto atividade capaz de transformar a sociedade. Para mim, é uma honra termos trabalhado juntas e compartilharmos de um projeto de país”, postou Esther Dweck.
Lula também posa com militares
Lula também posou para fotos junto aos comandantes das Forças Armadas e do ministro da Defesa, José Múcio.
O presidente tenta tirar a tensão da relação de seu governo com os militares e mostrou entrosamento com o chefe do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva; o da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen; e o da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno.
Veja: