metropoles.com

Após demitir Ana Moser, Lula divulga foto cercado por ministras

Demissão de Ana Moser para acomodar Centrão no governo faz militância de esquerda pressionar Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Lula, Janja e ministras no 7 de Setembro
1 de 1 Lula, Janja e ministras no 7 de Setembro - Foto: Ricardo Stuckert/PR

A demissão de Ana Moser do cargo de ministra do Esporte está decepcionando a militância mais ideológica do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Tanto por Moser estar sendo trocada por um indicado do Centrão, o deputado federal André Fufuca (PP-MA), quanto pela perda de espaço feminino em uma gestão que levanta o discurso da igualdade de gênero.

Neste momento de críticas, as mulheres que seguem no governo tiveram lugar de destaque na tribuna das autoridades durante o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em Brasília. A organização do evento posicionou Lula junto a suas ministras Nisia Trindade (Saúde), Simone Tebet (Planejamento), Marina Silva (Meio Ambiente), Esther Dweck (Gestão), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Margareth Menezes (Cultura), Anielle Franco (Igualdade Racial), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Cida Gonçalves (Mulheres).

Apesar de movimentações ao longo do desfile, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (7/9), em Brasília, as mulheres, incluindo a primeira-dama, Janja, estiveram mais próximas de Lula do que os ministros homens e chegaram a posar para uma foto com ele para as lentes do fotógrafo oficial da presidência, Ricardo Stuckert. Veja:

Sem agradecimento público

Além de estar sendo criticado pela demissão em si, Lula também apanha nas redes por não ter publicamente agradecido pelo trabalho de Ana Moser. O presidente se reuniu com a ministra demissionária duas vezes nesta semana, mas a portas fechadas.

O ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, falou com os jornalistas antes do desfile e defendeu Lula ao ser questionado sobre o tema. “Quero registrar o carinho, a admiração e o agradecimento do trabalho que vinha sendo feito pela ministra Ana Moser na área do esporte. O presidente Lula tem uma grande consideração pela ministra Ana Moser”, disse Padilha.

“O presidente Lula considera e acredita que a ministra Ana Moser vai continuar colaborando com o esporte brasileiro, com as políticas públicas federais. Ela tem um apreço muito grande na relação do esporte e da educação”, continuou o ministro, sem dar detalhes.

A própria Ana Moser divulgou nota, ainda na quarta, na qual disse encarar “com tristeza e consternação” a troca por André Fufuca.

A ex-ministra foi vista em voo que deixou Brasília em direção a São Paulo na manhã desta quarta-feira. Antes de começar o desfile de 7 de setembro, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, agradeceu pelo trabalho de Ana Moser.

Ministras se manifestam

Duas das ministras de Lula se posicionaram sobre a demissão de Ana Moser com palavras elogiosas a ex-colega.

“Com trajetória admirável, Ana Moser recuperou o papel social transformador do esporte em 8 meses de governo. Atuou incansavelmente pela valorização do futebol feminino e pela igualdade entre atletas mulheres e homens. Tenho certeza que nos encontraremos em futuras parcerias!”, escreveu Cida Gonçalves.

“Com seriedade e competência, Ana Moser encara o esporte enquanto atividade capaz de transformar a sociedade. Para mim, é uma honra termos trabalhado juntas e compartilharmos de um projeto de país”, postou Esther Dweck.

Lula também posa com militares

Lula também posou para fotos junto aos comandantes das Forças Armadas e do ministro da Defesa, José Múcio.

O presidente tenta tirar a tensão da relação de seu governo com os militares e mostrou entrosamento com o chefe do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro Paiva; o da Marinha, almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen; e o da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno.

Veja:

2 imagens
Lula, Múcio e comandantes das Forças Armadas
1 de 2

Lula, Múcio e comandantes das Forças Armadas

Ricardo Stuckert/PR
2 de 2

Lula, Múcio e comandantes das Forças Armadas

Ricardo Stuckert/PR

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?