metropoles.com

Após decisão do STF, bolsonaristas tentam burlar bloqueio do Telegram

O ministro Alexandre de Moraes atendeu pedido da PF, que acusou o aplicativo de não colaborar com investigações, e bloqueou a rede social

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Telegram
telegram
1 de 1 telegram - Foto: Divulgação/Telegram

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou o bloqueio do Telegram no Brasil na tarde desta sexta-feira (18/3), fez com que os grupos bolsonaristas se articulassem em busca de formas para burlar a decisão.

“Deu ruim, o careca vai travar o Telegram”, disse um dos mais de 21 mil membros de um grupo de apoio à reeleição de Jair Bolsonaro (PL). “O jeito será usar VPN ou Proxy”, respondeu um outro apoiador do presidente.

4 imagens
1 de 4

Reprodução/Telegram
2 de 4

3 de 4

Reprodução/Telegram
4 de 4

Reprodução/Telegram

Minutos após a decisão do STF, diversos tutoriais de como continuar utilizando a rede social via VPN e Proxy começaram a circular nos grupos, que acusam o ministro Alexandre de Moraes de censura.

As duas formas possibilitam o acesso à plataforma através de servidores e redes localizadas em países onde não há restrições contra a rede social.

A decisão do ministro foi tomada depois de um pedido da Polícia Federal (PF). Segundo a corporação, o aplicativo de origem russa não tem cooperado com autoridades judiciais e policiais, além de ser um espaço para a “livre proliferação de diversos conteúdos, inclusive com repercussão na área criminal”.

Apesar dos diversos tutoriais de como burlar o bloqueio estourarem no Telegram após a determinação de Moraes, um trecho da decisão do ministro deixa claro que pessoas do Brasil que tentarem burlar a medida podem ser enquadrados civil e criminalmente, além de estarem sujeitas a uma multa diária de R$ 100 mil reais.

Leia a íntegra da decisão:

Decisão Moraes Telegram by Tacio Lorran Silva

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?