Após curto em rede aérea, incêndio em trem deixa três feridos no Rio
As vítimas se machucaram, segundo os socorristas, durante o desembarque fora da plataforma e desordenado dos passageiros em pânico
atualizado
Compartilhar notícia
Rio de Janeiro – Três passageiros ficaram feridos num incêndio em um dos trens da SuperVia que circulava pelo ramal Belford Roxo do sistema ferroviário fluminense. O incidente foi registrado entre as estações Del Castilho e Pilares, na zona norte, no fim da madrugada desta sexta-feira (28/5).
Bombeiros foram acionados e tentaram apagar o fogo, mas tiveram dificuldades — imagens que circulam em redes sociais mostram um militar tentando utilizar um extintor, que estava vazio.
As vítimas ficaram feridas, segundo os socorristas, durante o desembarque fora da plataforma e desordenado dos passageiros em pânico. Duas mulheres e um homem foram atendidos no local e seguiram pra rede municipal de saúde, que ainda não divulgou o estado de saúde dos pacientes.
Passageiros contaram ao G1 os momentos de susto e desespero dentro do trem em chamas. “Foi desesperador, a gente estava dentro do trem, eu tava no terceiro vagão, e mesmo no terceiro vagão, porque aconteceu no primeiro, teve um clarão muito forte e todo mundo entrou em desespero”, disse a passageira Esthefany Marques, que estava na composição no momento do incêndio.
“Poucos segundos depois, [a Supervia] anunciou que abriu a porta. Quando abriu a porta, a gente ficou com medo de pular. Vai que a linha estivesse energizada. Depois que o primeiro pulou, todo mundo pulou”, diz Esthefany, lembrando que as pessoas tiveram de caminhar pela linha férrea até chegar à próxima estação e, assim, seguir viagem em outra composição até a Central do Brasil.
“Teve gente que quebrou a perna, ficou machucado lá, e teve fogo. Quando a gente saiu, conseguiu ver as chamas, aí ficou aquele curto-circuito. E a gente começou a andar pela linha”, completou.
Pouco depois das 7h, um trem de serviço chegou ao local do incêndio para rebocar a composição que pegou fogo. Em nota, a SuperVia informou que o incêndio começou às 5h45 e o Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado. A concessionária informou ainda que, em apuração inicial, o fogo foi provocado por um cabo da rede aérea que estava partido nas proximidades da estação Del Castilho (ramal Belford Roxo) quando um trem seguia para a Central do Brasil.
Ainda de acordo com o texto, por volta das 5h45, ao entrar em contato com o pantógrafo (equipamento que liga o trem à rede aérea), houve um curto-circuito, provocando princípio de incêndio no lado externo do trem. O interior do trem, segundo a SuperVia, “é anti-inflamável, o fogo que se vê nas imagens gravadas por passageiros é de material externo que caiu dentro do trem. Técnicos apuram os possíveis motivos que provocaram o dano no cabo da rede aérea”, completa a nota.