Após críticas, Weintraub diz que “Sisu está rodando normalmente”
Estudantes relataram dificuldade para se inscrever no programa do governo. Registros vão até domingo (26/01/2020)
atualizado
Compartilhar notícia
Após a confusão estabelecida com o erro na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, que gerou atraso para os estudantes e instabilidade no site do programa, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou nas redes sociais, nesta terça-feira (21/01/2020), que o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) está “rodando normalmente”.
“Manteremos as inscrições até domingo [26/01/2020]. Cada participante pode optar por se inscrever em dois cursos diferentes! Boa sorte a todos!”, escreveu o titular da pasta.
Após a abertura das inscrições, candidatos que tentam vaga em universidade federal foram às redes sociais relatar instabilidade no site do Sisu. De acordo com as queixas, a página informa que os registros foram encerrados ou que não há nota de corte para o curso escolhido.
Erros
Segundo Weintraub, as apurações da pasta mostraram que os erros de correção nas provas do Enem prejudicaram, aproximadamente, 6 mil candidatos, dos quais 95% estão concentrados em três cidades de Minas Gerais (Viçosa, Ituiutaba e Iturama) e uma da Bahia (Alagoinhas).
Os erros foram identificados após reclamações de candidatos que fizeram a prova e estranharam as notas divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O presidente do órgão, Alexandre Lopes, informou, no entanto, que as “inconsistências” foram detectadas rapidamente.