metropoles.com

Após críticas a falas, Lula reclama de frases “tiradas de contexto”

Declaração acontece um dia após a repercussão de falas polêmicas do presidente Lula sobre violência e questão fiscal

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta quarta-feira (10/7) da Reunião do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC)
1 de 1 O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta quarta-feira (10/7) da Reunião do Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC) - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas à imprensa e reclamou de “frases tiradas de contexto” durante uma reunião com parlamentares nesta quarta-feira (17/7). As declarações aconteceram um dia após o vazamento do trecho de uma entrevista que provocou ruídos no mercado.

“Muitas vezes você está vendo o telejornal e o que predomina no telejornal não é a notícia completa. É uma frase da notícia, tirada de contexto, que, de preferência, se puder fazer intriga, melhor”, disse o chefe do Executivo na agenda com parlamentares e ministros. A imprensa não acompanhou a reunião, mas o áudio foi divulgado aos jornalistas pela comunicação do governo.

Na terça (16/7), Lula concedeu uma entrevista à TV Record. Parte da conversa, em que ele falava sobre a possibilidade de não cumprir a meta fiscal, chegou ao mercado cerca de uma hora antes da divulgação pela emissora. Mesmo sem ninguém saber exatamente o que havia sido dito ou o contexto, a fala reverberou e provocou alterações no dólar e na bolsa de valores.

Além disso, outro trecho de um discurso de Lula repercutiu na imprensa e nas redes sociais. Ao falar sobre uma pesquisa que aponta o aumento em números da violência contra a mulher em jogos de futebol, o presidente citou que “se o cara é corinthiano, tudo bem”.

“Fiquei sabendo, Haddad, que tem pesquisa que mostra que depois do jogo de futebol aumenta a violência contra a mulher. Inacreditável. Se o cara é corinthiano, tudo bem. Mas eu não fico nervoso quando perco, eu lamento profundamente”, disse Lula.

Após a repercussão, o titular do Planalto criticou a imprensa e disse que, muitas vezes, o noticiário dá a “impressão que o país está em guerra permanente”.

“Muitas vezes a gente acompanhando a imprensa, acompanhando o jornal, acompanhando internet, a gente tem a impressão que o país está em guerra permanente, que as pessoas estão em guerra permanente, porque, muitas vezes, a mentira sobrepõe os fatos concretos”, opinou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?