metropoles.com

Após crise, chefes dos 3 Poderes assinam pacto ecológico

Governo, STF e Congresso chegaram a um acordo para a crise das emendas. Um dia depois, chefes se reúnem para assinatura de pacto ecológico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
Imagem colorida da fachada do Palácio do Planalto - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da fachada do Palácio do Planalto - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto

Após a discussão em torno da proibição temporária do pagamento de emendas por parlamentares, que provocou uma crise entre Judiciário e Legislativo, os chefes dos Três Poderes se reúnem nesta quarta-feira (21/8) para a assinatura do Pacto Pela Transformação Ecológica entre os entes.

O documento será firmado em uma cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

O pacto traz uma série de medidas a serem implementadas pelas três esferas para promover a transformação ecológica no país. Entre as ações, o plano prevê que o Legislativo priorize projetos de lei relacionados à questão ambiental.

Além disso, o governo federal deverá ampliar o financiamento e reduzir custos de créditos para setores e projetos relacionados ao tema.

Crise das emendas

A restrição das transferências especiais, as chamadas emendas Pix, por decisão do ministro do STF Flávio Dino, depois referendada pelos demais membros da Corte, aumentou as tensões entre os Poderes. O Congresso ficou contrariado e acusou envolvimento do Executivo.

No entanto, nessa quarta-feira (20/8), representantes dos Três Poderes entraram em um consenso sobre a necessidade de dar mais transparência aos repasses via emendas. Em reunião no STF, ficou definido que as emendas Pix continuam a ser de pagamento obrigatório. No entanto, o objeto de cada repasse de verba deverá ser informado de forma antecipada, com prioridade para obras inacabadas.

O acordo também definiu diretrizes para as emendas de bancada e de comissão. As regras sobre os novos procedimentos devem ser definidas em 10 dias.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?