Após crise, Calheiros convida Mauro Vieira para audiência no Senado
Chanceler Mauro Vieira se tornou alvo da oposição no Congresso após falas do presidente Lula sobre a guerra entre Israel e Hamas
atualizado
Compartilhar notícia
O senador Renan Calheiros (MDB-AL), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, convidou o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para participar de audiência no colegiado. A informação foi compartilhada por Renan nesta terça-feira (20/2), em uma rede social.
Mauro Vieira tem sido alvo de parlamentares devido à crise diplomática motivada por declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma entrevista na Etiópia.
Na ocasião, Lula comparou as ações de Israel na guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza ao Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial.
As declarações do presidente geraram uma crise diplonática com o governo de Israel. O primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, declarou Lula como “persona non grata” no país até que se retrate”.
Em publicação no X, Renan Calheiros afirmou que Mauro Vieira se prontificou a participar de audiência na Comissão de Relçaoes Exteriores na primeira semana de março, após agendas do G-20. Segundo o senador, a audiência servirá para que o chanceler responda indagações e dúvidas.
Além do convite de Renan, a CRE tem outros dois requerimentos que miram Mauro Vieira. O senador Carlos Viana (Podemos-MG) protocolou no colegiado um pedido de convite ao chanceler.
Além disso, o líder do PL no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), protocolou um requerimento de convocação de Mauro Vieira. Nesse caso, caso o pedido seja aprovado, Vieira será obrigado a comparecer à audiência.