Após condenação de Silveira no STF, Bolsonaro vai ao Mané Garrincha
Presidente foi ver Ceilândia e Botafogo, pela Copa do Brasil. Até o final da noite, ele não havia se manifestado sobre condenação do aliado
atualizado
Compartilhar notícia
Na mesma noite em que o aliado Daniel Silveira (PTB) recebeu do Supremo Tribunal Federal (STF) pena de inelegibilidade e prisão de 8 anos e nove meses, o presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu ir ao estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (20/4), para assistir à partida entre Ceilândia e Botafogo, pela terceira fase da Copa do Brasil.
Ativo nas redes sociais, Bolsonaro não havia tecido, até o final desta quarta, qualquer comentário sobre a condenação do deputado federal, que corre o risco de ser cassado pela Câmara.
Silveira responderá pelo crime de tentar impedir, com emprego de violência ou grave ameaça, o livre exercício de qualquer Poder da União ou dos estados, além do crime de coação no curso do processo.
Antes do julgamento do deputado pelo Supremo, o presidente fez chegar aos ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques que esperava “lealdade” de ambos no julgamento, segundo informou o colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.
Por “lealdade”, entende-se não um voto contra a condenação de Silveira. Bolsonaro queria que um deles pedisse vista do processo, suspendendo o julgamento e fazendo, assim, com que Silveira ganhasse tempo para que pudesse participar das eleições deste ano.
Nunes Marques seguiu o script: voltou pela absolvição de Daniel Silveira, sendo voto vencido pelos outros 10 magistrados do STF. Mendonça, que votou pela condenação do parlamentar, sugeriu uma pena mais branda, de 2 anos e 4 meses, no que foi derrotado.
Bolsonaro foi ao Mané Garrincha na ocasião em que Brasília voltou a receber uma partida de futebol com presença maciça de público após o início da pandemia do novo coronavírus.
Bota vence
A torcida do Botafogo compareceu em peso ao jogo. Os fãs do time da estrela solitária empurraram o clube carioca na arena do Distrito Federal, levando-o à vitória por 3 x 0. Estima-se um público de aproximadamente 25 mil pessoas no estádio, superando os 11 mil torcedores que acompanharam Flamengo x Olimpia-PAR pela Libertadores em agosto de 2021.
Ceilândia e Botafogo decidem uma vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. O Gato Preto garantiu um lugar na terceira fase após eliminar Londrina-PR e Avaí-SC. O clube carioca entrou nesta etapa da competição por ter conquistado a Série B em 2021. Os dois times voltam a se enfrentar no dia 12 de maio, no Rio de Janeiro.