Após chuvas, lixo acumula em praia no Rio: “Tsunami de plástico”
Praia de São Conrado ficou cheia de plástico no último sábado (2/1). Voluntários do Instituto Mar Urbano filmaram a situação
atualizado
Compartilhar notícia
A paisagem da praia de São Conrado, no Rio de Janeiro, foi transformada pelo excesso de lixo trazido pelo mar no último sábado (2/1), após fortes chuvas na região.
Imagens divulgadas nas redes sociais do Instituto Mar Urbano mostram a força do mar empurrando diversas garrafas PET, brinquedos e outros objetos plásticos até a areia.
No vídeo compartilhado na internet, um homem aparece surpreso com a quantidade de lixo. “O oceano está chamando. O que é isso? Um tsunami de plástico”, diz. Veja:
Ver essa foto no Instagram
No domingo (3/1), voluntários do Instituto Mar Urbano foram até a praia de São Conrado para fazer a limpeza do local. Imagens publicadas nas redes sociais mostram a palavra “SOS” escrita na areia com parte do plástico recolhido.
“Infelizmente, os resultados foram exatamente o que esperávamos: quantidades impressionantes de plástico. Em uma tentativa de fazer a diferença, integrantes do IMU escreveram um pedido de socorro na faixa de areia, e essa atitude chamou a atenção de quem passava pela orla”, publicou o instituto no Instagram.
A organização também fez um apelo à sociedade para a conscientização ambiental: “Quanto mais pessoas se envolverem com a causa, menor será a quantidade de lixo dentro do oceano”.
De acordo com um relatório lançado em dezembro pela instituição Oceana, em média, 325 mil toneladas de plástico acabam no mar por ano, por meio de fontes terrestres do Brasil.
A organização também afirma que o país produz cerca de 7 milhões de toneladas de plástico anualmente, sendo assim o maior produtor da América Latina.