Após chuva, União reconhece situação de emergência em cidades do Rio
Os municípios de Japeri e Miguel Pereira foram afetados pelas chuvas intensas registradas nos últimos dias no Rio de Janeiro
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal reconheceu, nesta segunda-feira (22/1), o estado de emergência dos municípios de Japeri e Miguel Pereira, ambos no Rio de Janeiro, após o registro de chuva intensa na região.
Com a medida do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil Nacional, 10 municípios fluminenses tiveram o reconhecimento de situação de emergência por parte da União.
Agora, as prefeituras de Japeri e Miguel Pereira podem solicitar recursos para ajuda humanitária dos cidadãos afetados pelo temporal. Além disso, os governos municipais podem pedir auxílio financeiro para reconstrução de infraestruturas e casas destruídas ou danificadas pela chuva.
Segundo a Defesa Civil do Rio de Janeiro, Japeri e Miguel Pereira estão sob alerta de risco hidrológico moderado. Essa condição indica que há a possibilidade de falha de uma estrutura hidráulica em decorrência do alto volume de chuva.
Na última semana, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, visitou o estado do Rio, onde se reuniu com o governador Cláudio Castro (PL), prefeitos e representantes das Defesas Civis para discutir medidas de enfrentamento aos danos deixados pelas chuvas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para o Rio de Janeiro. A chuva pode registrar até 30 milímetros (mm) por hora, com ventos de até 60 km/h.