Após causar mal-estar no PSDB, FHC declara que votará em Doria
O ex-presidente incomodou o partido depois de se encontrar com Lula e afirmar que votaria no petista em um segundo turno contra Bolsonaro
atualizado
Compartilhar notícia
Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que pretende votar em João Doria (PSDB) para presidente nas próximas eleições. A declaração foi feita neste sábado (31/7) durante um encontro entre o ex-presidente e o atual governador de São Paulo.
No vídeo divulgado pela equipe de Doria, FHC aponta para ele e diz: “Ele é candidato à Presidência e tem meu voto”. O apoio era esperado por eles fazerem parte do mesmo partido, mas veio alguns dias depois do ex-presidente ter causado certo mal-estar no PSDB.
FHC se encontrou com o também candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas últimas semanas, o que não foi bem visto pelos tucanos. Na ocasião, ele afirmou que votaria em Lula em um segundo turno entre o petista e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Na época, alguns políticos filiados ao PSDB renderam críticas à FHC. Mas ele se defendeu: “Reafirmo, para evitar más interpretações: PSDB deve lançar candidato e o apoiarei. Se não o levarmos ao segundo turno, neste caso não apoiarei o atual mandante, mas quem a ele se oponha, mesmo o Lula”.
Fernando Henrique declara voto para @jdoriajr na disputa para a eleição presidencial. #BrasilComDoria 🇧🇷👖 pic.twitter.com/wfWsJV80fe
— JOÃO PRESIDENTE 👖 (@jdpresidentebr) July 31, 2021
Reinauguração
Fernando Henrique e João Doria se encontraram na reabertura do Museu da Língua Portuguesa, que ocorreu em São Paulo neste sábado. A reinauguração ocorreu seis anos após incêndio que atingiu o prédio e destruiu completamente dois andares.
Por lá também estavam o ex-presidente Michel Temer, e os presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; e de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.