Bia Kicis propõe Lei Maurício Souza e defende “liberdade de expressão”
Deputada apresentou projeto de lei que proíbe a punição de pessoas por “pensamentos e opiniões”. Jogador de vôlei criticou personagem gay
atualizado
Compartilhar notícia
A deputada Bia Kicis (PSL-DF) protocolou, na última sexta-feira (5/11), o projeto de lei 3911/2021, nomeado de Lei Maurício Souza, para prever o crime de “cerceamento ilegítimo”.
A proposta surge após a polêmica envolvendo o jogador de vôlei Maurício Souza, que criticou história em quadrinhos em que o filho do Superman será um personagem bissexual. As falas do atleta foram consideradas homofóbicas.
“Liberdade de expressão”
Bia Kicis considerou que as reações ferem a liberdade de expressão. “Não podemos permitir a punição de pessoas por seus pensamentos e opiniões”, defendeu, em nota.
Na prática, o projeto altera o Código Penal acrescentando um artigo. Se a lei for aprovada, será crime “cercear censurar ou punir” alguém por suas opiniões.
Acabo de protocolar o PL 3911/2021, Lei Maurício de Souza, para prever o crime de cerceamento ilegítimo.
Não podemos permitir a punição de pessoas por seus pensamentos e opiniões.
Continuarei defendendo a liberdade de expressão em nosso país! pic.twitter.com/y42gqVbMI3— Bia Kicis (@Biakicis) November 5, 2021
Desenho
“Ah, é só um desenho, não é nada demais. Vai nessa que vai ver onde vamos parar”, escreveu o jogador de vôlei no Instagram. Após a repercussão negativa, o atleta foi demitido do Minas Tênis Clube, onde jogava. Além disso, teve que se retratar publicamente.
À época, Douglas Souza, colega de Maurício na Seleção Brasileira e assumidamente gay, também reagiu ao caso. “Homofobia é crime, não é opinião”, publicou.
Apoiador declarado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), assim como Bia Kicis, Maurício já protagonizou outras polêmicas por conta das suas declarações. Neste episódio, o chefe do Palácio do Planalto saiu na defesa do atleta. “Tudo é homofobia”, ironizou.
O personagem
A DC Comics, produtora da história em quadrinhos, anunciou a orientação sexual do personagem no National Coming Out Day (Dia da Saída do Armário, em tradução livre), em 12 de outubro, data de conscientização LGBTQI+ dos Estados Unidos.
Jon será retratado em um relacionamento do mesmo sexo com seu amigo Jay Nakamura na próxima edição de Superman: Son of Kal-El (Super-homem: Filho de Kal-el), história em quadrinhos com lançamento previsto para novembro. A série conta a história do personagem enquanto ele assume o papel de Super-Homem do pai, Clark Kent.