metropoles.com

Após calorão, frente fria traz chuva e alerta para temporais no país

Segundo o Climatempo, as temperaturas seguem altas para o mês de agosto na maior parte do país, mas o calorão será amenizado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rovena Rosa/Agência Brasil
foto colorida de pedestres caminhando com guarda-chuva no centro de São Paulo, perto da estação República - Metrópoles
1 de 1 foto colorida de pedestres caminhando com guarda-chuva no centro de São Paulo, perto da estação República - Metrópoles - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Após dias de temperaturas elevadas e muito calor na maior parte do país, uma frente fria avança sobre o sul do Brasil, trazendo a queda dos termômetros e a volta da formação de nuvens sobre os estados. De acordo com o site Climatempo, a massa de ar quente e seco que atuou nos últimos dias e fez aparecer o calorão começa a perder força, no entanto, as temperaturas ainda ficam acima do normal para agosto em grande parte do país.

Conforme a previsão do tempo, um área de baixa pressão atmosférica ganha força entre o Brasil e o Paraguai e muitas nuvens carregadas se formam sobre o Paraná, em parte de Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina. A nebulosidade também aumenta do litoral de São Paulo para o Rio de Janeiro e também no sul de Minas e na Zona da Mata mineira.

Alertas

O Climatempo alerta para a possibilidade de chuva moderada a forte, com ventanias em grande parte do Sul e do Sudeste do país, assim como possíveis temporais no nordeste de Santa Catarina, no sudoeste/sul e leste do Paraná, no Vale do Ribeira (SP), no litoral sul paulista e na Baixada Santista (SP).

Na região de Lages (RS), já foram registrados três dias de uma onda de tempestades com granizo e vento destrutivo.

Entre o calorão e o frio

No sul do país, o ar frio de origem polar avança e a temperatura está em declínio. A sensação já é de frio na maior parte da região. O ar ainda abafado no norte do Paraná e o alerta é de muita chuva na região da Grande Florianópolis, litoral norte de Santa Catarina, Vale do Itajaí e litoral e leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba.

No Sudeste, a nebulosidade aumenta bastante nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e tem previsão de pancadas de chuva e raios, mas principalmente à tarde e à noite. A Grande São Paulo pode ter chuva na madrugada e novamente à noite, e ao longo do dia terá períodos com mormaço.

Para o Centro-Oeste, a previsão é de que o ar seco e quente comece a perder força sobre o Centro-Oeste, mas ainda faz muito calor nesta sexta-feira. O sol forte e o tempo seco ainda predominam em Goiás e no Distrito Federal, mas pode chover à tarde em alguns locais na divisa de Goiás com o Mato Grosso do Sul.

No Nordeste, o ar seco e quente predomina. Quase toda a região tem um dia com sol forte, algumas nuvens e sem chuva. Há previsão de pancadas de chuva do litoral de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, no litoral do Ceará, do Piauí e do Maranhão.

Por fim, na região Norte, o ar úmido se espalha e as condições para chuva aumentam. O sol aparece forte e faz muito calor, mas algumas pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente  à tarde e à noite no centro, norte e litoral do Amapá, no Pará (exceto no norte do estado), no Amazonas, no centro e norte do Tocantins, em Roraima e em Rondônia, exceto na fronteira com a Bolívia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?