Após calorão, frente fria traz chuva e alerta para temporais no país
Segundo o Climatempo, as temperaturas seguem altas para o mês de agosto na maior parte do país, mas o calorão será amenizado
atualizado
Compartilhar notícia
Após dias de temperaturas elevadas e muito calor na maior parte do país, uma frente fria avança sobre o sul do Brasil, trazendo a queda dos termômetros e a volta da formação de nuvens sobre os estados. De acordo com o site Climatempo, a massa de ar quente e seco que atuou nos últimos dias e fez aparecer o calorão começa a perder força, no entanto, as temperaturas ainda ficam acima do normal para agosto em grande parte do país.
Conforme a previsão do tempo, um área de baixa pressão atmosférica ganha força entre o Brasil e o Paraguai e muitas nuvens carregadas se formam sobre o Paraná, em parte de Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina. A nebulosidade também aumenta do litoral de São Paulo para o Rio de Janeiro e também no sul de Minas e na Zona da Mata mineira.
Alertas
O Climatempo alerta para a possibilidade de chuva moderada a forte, com ventanias em grande parte do Sul e do Sudeste do país, assim como possíveis temporais no nordeste de Santa Catarina, no sudoeste/sul e leste do Paraná, no Vale do Ribeira (SP), no litoral sul paulista e na Baixada Santista (SP).
Na região de Lages (RS), já foram registrados três dias de uma onda de tempestades com granizo e vento destrutivo.
🔴 TEMPO | Terceiro dia da onda de tempestades no Sul do Brasil tem mais granizo e vento destrutivo. Microexplosão atingiu Lages. Alerta de temporais prossegue em parte da região.
👀 Veja o que ocorreu e a previsão com alerta de novas tempestades. ▶️ https://t.co/X69hSJw1nj pic.twitter.com/T3mUCAfiv1
— MetSul Meteorologia (@metsul) August 24, 2023
Entre o calorão e o frio
No sul do país, o ar frio de origem polar avança e a temperatura está em declínio. A sensação já é de frio na maior parte da região. O ar ainda abafado no norte do Paraná e o alerta é de muita chuva na região da Grande Florianópolis, litoral norte de Santa Catarina, Vale do Itajaí e litoral e leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba.
No Sudeste, a nebulosidade aumenta bastante nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e tem previsão de pancadas de chuva e raios, mas principalmente à tarde e à noite. A Grande São Paulo pode ter chuva na madrugada e novamente à noite, e ao longo do dia terá períodos com mormaço.
Para o Centro-Oeste, a previsão é de que o ar seco e quente comece a perder força sobre o Centro-Oeste, mas ainda faz muito calor nesta sexta-feira. O sol forte e o tempo seco ainda predominam em Goiás e no Distrito Federal, mas pode chover à tarde em alguns locais na divisa de Goiás com o Mato Grosso do Sul.
No Nordeste, o ar seco e quente predomina. Quase toda a região tem um dia com sol forte, algumas nuvens e sem chuva. Há previsão de pancadas de chuva do litoral de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, no litoral do Ceará, do Piauí e do Maranhão.
Por fim, na região Norte, o ar úmido se espalha e as condições para chuva aumentam. O sol aparece forte e faz muito calor, mas algumas pancadas de chuva com raios ocorrem principalmente à tarde e à noite no centro, norte e litoral do Amapá, no Pará (exceto no norte do estado), no Amazonas, no centro e norte do Tocantins, em Roraima e em Rondônia, exceto na fronteira com a Bolívia.