metropoles.com

Sérgio Cabral é transferido para Bangu 1 e ficará isolado de presos

Ex-governador do Rio estava na Unidade Prisional da Polícia Militar, onde a VEP afirma ter encontrado itens que indicam regalias ao preso

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Sergio Cabral toalha bordada
1 de 1 Sergio Cabral toalha bordada - Foto: Reprodução

O ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e mais cinco presos foram transferidos da Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói, na Região Metropolitana, para o presídio Bangu 1, no Complexo penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste da capital fluminense, na noite dessa terça-feira (3/5). A medida foi tomada após o Fantástico, da TV Globo, denunciar regalias ligadas ao político dentro da cadeia.

De acordo com o G1, a Secretaria de Polícia Militar confirmou a saída de Cabral do presídio em Niterói. O ex-governador deixou a unidade prisional da PM em um furgão, que foi escoltado por um comboio do Batalhão de Choque da PM. A Justiça determinou que ele e os outros transferidos fiquem isolados, por 10 dias, de demais detentos.

O juiz Bruno Monteiro Ruliere entendeu que a medida é necessária pelo “interesse da disciplina e a averiguação dos fatos, bem como visando o saneamento de irregularidades graves e que, por ora, indicam a inadequação da unidade para acautelar os referidos internos”.

5 imagens
Toalha bordada com o nome de Sérgio Cabral
Anotações mostram gastos com festas
Caderno de contabilidade encontrado por agentes em área onde Sérgio Cabral e o tenente-coronel Claudio Luiz de Oliveira estavam durante vistoria
Ex-governador do Rio usava toalha bordada com seu nome em presídio da PM
1 de 5

Sérgio Cabral é transferido para Bangu

Reprodução/TV Globo
2 de 5

Toalha bordada com o nome de Sérgio Cabral

Reprodução
3 de 5

Anotações mostram gastos com festas

Reprodução
4 de 5

Caderno de contabilidade encontrado por agentes em área onde Sérgio Cabral e o tenente-coronel Claudio Luiz de Oliveira estavam durante vistoria

Reprodução
5 de 5

Ex-governador do Rio usava toalha bordada com seu nome em presídio da PM

Reprodução

Após varredura feita pela Vara de Execução Penal (VEP) no presídio onde ficava o ex-governador, agentes prisionais encontraram celulares, anabolizantes, cigarros eletrônicos e listas de encomendas a restaurantes.

Entre os itens do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral apreendidos no presídio da Polícia Militar, foram encontradas toalhas bordadas com o nome do político.

Cabral gastou, em 27 de abril, cerca de R$ 1,5 mil em uma refeição árabe, pedida por aplicativo, com direito a esfihas, kafta e lentilhas.

Além do ex-governador, os agentes investigam recepção de regalias pelo tenente-coronel Claudio Luiz de Oliveira, que cumpre pena na unidade pela morte da juíza Patrícia Acioli, assassinada em 2011.

A apuração teve início quando o juiz Marcelo Rubioli, da VEP, fez visita ao presídio e viu um policial recebendo uma sacola.

“Antes de entrar, eu vi esse policial, que é preso, recebendo uma sacola verde. Quando ele me viu, ficou sem ação e jogou a sacola por cima da cerca. Mas acho que ele se assustou, não jogou com tanta força, e ela caiu dentro da unidade, na ala de visitação. Ao lado dessa área onde se encontrava esse policial, vimos nas filmagens que só se encontravam o senhor Sérgio Cabral e o coronel Claudio. Há um indício de que esse material seja deles”, destacou Rubioli.

Dentro da sacola havia dois celulares, R$ 4 mil em dinheiro e vários cigarros de maconha. A descoberta da situação motivou diligências na cela dos detentos, onde os investigadores encontraram listas com registros de gastos — incluindo os valores da refeição árabe, mais sete celulares e outros objetos.

Além de Cabral, condenado por corrupção, a Justiça determinou a transferência do tenente-coronel Cláudio Luiz; do vereador de Nilópolis Mauro Rogério Nascimento de Jesus; do tenente Daniel dos Santos Benitez Lopes; do capitão Marcelo Queiroz dos Anjos; e do capitão Marcelo Baptista Ferreira.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?