metropoles.com

Após autorização do STF, Alagoas elegerá governador-tampão em 15/5

Sem governador, estado vive imbróglio judicial. Eleição indireta opõe aliados de Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Santa Rosa/ Metrópoles
fachada do prédio do STF em Brasília com destaque para a escultura que representa a Justiça
1 de 1 fachada do prédio do STF em Brasília com destaque para a escultura que representa a Justiça - Foto: Vinícius Santa Rosa/ Metrópoles

Alagoas vive uma situação política inusitada desde abril, com o desembargador Klever Loureiro, presidente do Tribunal de Justiça do estado, ocupando interinamente o governo estadual. Após diversas idas e vindas num imbróglio judicial, a Assembleia Legislativa alagoana marcou a eleição indireta para governador-tampão (com mandato até o fim deste ano) para o próximo domingo (15/5).

O estado não tem governador eleito porque Renan Filho (MDB) deixou o cargo em abril, para concorrer ao Senado. Segundo na linha sucessória, o ex-vice-governador Luciano Barbosa (MDB) havia deixado o mandato em 2020, quando foi eleito prefeito de Arapiraca.

A Assembleia Legislativa iria se reunir na última segunda-feira (2/5) para eleger o próximo governador-tampão, mas o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, suspendeu o pleito indireto, após ações protocolados na Corte por PP e PSB.

Nesta segunda (9/5), ministro do STF Gilmar Mendes autorizou a eleição indireta (na qual quem vota são os deputados estaduais) caso fossem feitas alterações no edital – o que a presidência da assembleia realizou na noite desta segunda.

Entre as mudanças determinadas, Mendes decidiu que o registro e a votação dos candidatos a governador e vice-governador devem ser realizados em chapa única. No primeiro edital, eram admitidas candidaturas isoladas para os dois cargos.

Os concorrentes

O deputado estadual Paulo Dantas (MDB), do grupo político do senador Renan Calheiros (MDB), é o favorito pela Casa para ser eleito, pois o partido dele tem mais da metade dos parlamentares na Assembleia.

O PP do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, deve apoiar o senador Rodrigo Cunha (União Brasil).

O presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Victor (MDB), avaliou, em entrevista exclusiva ao Metrópoles na última sexta (6/5), que Arthur Lira não quer, mesmo com mudanças nas regras do pleito, que haja uma eleição para um governador-tampão no estado.

“Hoje nós sabemos que o deputado Arthur Lira não quer que haja a eleição, nem com regra A, nem com regra B, nem com regra C”, disse o parlamentar. “Isso acontece sempre nas eleições quando a pessoa não tem voto para ganhar”, completou ele.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?