Após atrasos, começam obras de pavimentação do Aeroporto de Noronha
Anac proibiu o pouso de aeronaves com motores a reação na pista do Aeroporto Governador Carlos Wilson em 2022, devido a rachaduras no local
atualizado
Compartilhar notícia
As obras de pavimentação da pista do Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Fernando de Noronha, foram oficialmente iniciadas na noite de terça-feira (24/9). Vários atrasos e adiamentos impactaram os serviços de recuperação do pátio de aeronaves, assim como da pista de pouso e taxiamento.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já havia proibido o pouso de aeronaves com motores a reação, chamados de turbojatos, em 2022. A decisão se deu por conta das condições da pista do aeroporto. De acordo com a agência, ela apresentava rachaduras no asfalto.
Com a decisão, a companhia aérea Azul optou por operar com um avião menor, do modelo ATR, enquanto a Gol suspendeu suas atividades aéreas em Noronha.
Um total de 56 trabalhadores estão envolvidos nas obras da pista, que possui 1.845 metros de extensão. O investimento de R$ 60 milhões está sendo destinado aos serviços, que ocorrem das 18h às 9h, sob responsabilidade da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi). As informações são do g1.
A conclusão das obras no eixo central da pista está prevista para ocorrer em dois meses, segundo o governo de Pernambuco. Pelo menos 70% do orçamento dos serviços foi destinado ao envio de equipamentos e insumos para Fernando de Noronha.
Segundo o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, havia uma falta de logística para o envio de equipamentos e insumos para a ilha. Uma usina de asfalto, com mais de 30 toneladas, foi transportada para o local.
Terminal de passageiros
O projeto de ampliação do terminal de passageiros do aeroporto de Noronha foi anunciado como concluído no final de agosto deste ano. Segundo a empresa responsável pelo aeródromo, a estimativa é que os serviços no terminal comecem em novembro. A intenção é que o local seja ampliado de 1.050 metros quadrados para 3 mil metros quadrados.