Após ataque hacker à Saúde, 15 UFs ficam sem dados sobre vacinação
Devido à invasão no sistema de informação do Ministério da Saúde, ao menos 14 estados e o Distrito Federal ficaram sem informações
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta terça-feira (14/12), dados sobre a Campanha Nacional de Imunização mostram que 76,5% da população com 12 anos ou mais no país está totalmente imunizada contra a Covid-19. Ou seja, já recebeu duas doses ou a vacina de dose única. O número corresponde a 139.989.809 dos quase 182 milhões de brasileiros, nesta faixa etária, com o ciclo vacinal completo.
Devido a falhas de segurança nos sistemas governamentais que permitiram invasão de hackers ao sistema de informação do Ministério da Saúde, ao menos 14 estados e o Distrito Federal não apresentaram dados. Foram eles: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantis.
No total, 160.204.836 pessoas receberam ao menos uma dose, o que corresponde a 87,6% da população com 12 anos ou mais. Já a dose de reforço foi aplicada em 21.301.596 pessoas.
Nas últimas 24 horas, foram aplicadas 916.752 vacinas.
Somando a primeira, a segunda, reforço e a dose única, são 321.496.241 doses aplicadas no total.
Veja, no gráfico a seguir, a evolução diária da vacinação no país:
Atualmente o país possui quatro vacinas à disposição no combate à doença. Os laboratórios Sinovac/Coronavac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech recomendam a aplicação de duas doses de seus imunizantes. Já a Janssen prevê apenas uma aplicação para completa imunização.
Os dados foram divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa* e foram analisados pelo (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles.
Saiba mais sobre as variantes da Covid-19:
* O consórcio de imprensa é composto pelos veículos G1, O Globo, Extra, Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL.